Kjjnnjnnjmkm

279 palavras 2 páginas
História
Foi inaugurado em 3 de novembro de 1889 e recebeu o sobrenome do então presidente da Paraíba Francisco da Gama Roza, um catarinense. O governante teve a sorte de inaugurar o teatro as vésperas de perder o mandato, já que doze dias depois seria proclamada a República.
Após a Proclamação da República, o primeiro governante republicano, Venâncio Neiva, chegou a mudar o nome do teatro para "Teatro do Estado". Este ato foi revogado. Outro ato governamental, foi que João Pessoa, candidato a vice-presidência na época, queria mudar a localização do teatro, pois considerava ali ser uma área já marginalizada. Ele foi assassinado antes de por em prática esse seu plano.
Foi neste teatro, em uma assembléia, que formularam a bandeira da Paraíba, com suas cores preto e vermelho e o nome "nego" no centro. Foi também lá que em uma tumultuada sessão da Assembléia Legislativa da Paraíba, que mudaram o nome da capital Paraíba, para João Pessoa, em homenagem ao então falecido presidente.
-------------------------------------------------
[editar]Estilo Arquitetônico
Em mais de 116 anos, o teatro já teve várias reformas, mas nenhuma mudou o seu estilo arquitetônico, que é o greco-romano, com revestimento interno de madeira, tipo Pinho de Riga.
O teatro tem 432 lugares e sua última grande reforma foi em 1989, ano do seu centenário. Pertence ao Governo do Estado e está diretamente vinculado à Fundação Espaço Cultural da Paraíba. O seu atual diretor é o renomado romancista,dramaturgo,jornalista, escritor, teatrólogo e crítico de arte Tarcício Pereira.
É aparentemente rosa e já foi reformado diversas vezes em conseqüência do tempo. Apresenta grupos musicais, teatrais, de dança etc.
O teatro está localizado na praça Pedro

Relacionados