KJJELEN

4635 palavras 19 páginas
Idéias de 1914. Uma perspectiva sobre a história do mundo, 1915

Esta brochura revela importante não Kjellén como um teórico geopolítico ou ciência política, mas uma reflexão geral sobre os eventos de 1914 , que levam em conta os teóricos geopolíticos alemães dos anos 20 e 30 e os protagonistas de a "revolução conservadora" . Kjellen seu show baseado em dois livros : um de Werner Sombart ( " comerciantes e heróis " ), o outro de Johann Plenge ( "Guerra e economia política " ) . Com Sombart , 1789 tríade crítica, "Liberdade, Igualdade, Fraternidade " ferramenta ideológica de " burguesia degenerada pelo comércio. " A guerra em curso é mais do que uma guerra entre as potências dominantes antagonistas : revela o choque de duas visões de mundo , que de 1789 contra o novo e inovador de 1914.

França e defender com as armas Bretala princípios políticos (ou melhor, anti- política) modernidade liberal. Para Kjellen , em 1914 começa o crepúsculo dos valores antigos . A declaração Dane leva Fredrik Weis ( "A queda dos ideais " ) , que apontam açougueiros frente crepúsculo de idealismo , a queda de todos os valores que trouxeram a civilização européia para o auge . Weis Kjellen notar a queda e cinco conjuntos de valores fundamentais :

1 . a idéia de paz universal.

Dois. o ideal humanista da cultura .

Três. o amor do país, que o valor positivo , o ódio tornou-se a pátria do outro.

Abril. a idéia de fraternidade internacional liderada pela social-democracia ;

5. O amor cristão ao próximo.

Isto sela quintuplicar falência colapso da civilização cristã, transformado pelas contribuições de 1789. Mas a primeira ideologia arruinado pelo incêndio de 1914, é de fato o denominador comum de todos estes ideais: o cosmopolita , limite a ser eliminado no interesse de eventos nacionais . Nacionalismo testado pela guerra são realidade inevitável. Sua existência pode provocar guerra, mas também da cooperação internacional. O internacionalismo não faz, aos olhos de Kjellen

Relacionados

  • Fichamento
    2176 palavras | 9 páginas