kjij

1766 palavras 8 páginas
Literatura contemporânea
A literatura contemporânea apresenta grande variedade de estilos. Contos e crônicas aparecem em grande número e são os gêneros mais lidos pelos brasileiros. Na poesia, além do concretismo, surgiram outras tendências vanguardistas, como a poesia práxis, que vincula a palavra e o contexto extralingüístico, não escreve sobre temas e, normalmente, parte da emoção ou de um fato externo.

A poesia social surgiu em 1957, reagiu também contra o concretismo, e é mais voltada aos problemas do país.

Na década de 1970, a poesia marginal denunciava a situação de medo que o país ainda atravessava sob a ditadura militar; seus textos próximos à prosa tinham uma maior preocupação com a expressão do que com a construção.

Ganha força a literatura infanto-juvenil e a de mulheres como Lygia Fagundes Telles e Lygia Bojunga. As crônicas, abordando diversos temas do cotidiano, se apresentam algumas vezes líricas, como as de Rubem Braga, e de humor, como as de Fernando Sabino. Entre os contistas destaca-se Rubem Fonseca e como romancista, Paulo Coelho, um dos maiores fenômenos da literatura brasileira e mundial.

A LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Espaço onde se constroem e se validam representações do mundo social, a literatura constitui igualmente um dos principais terrenos de reprodução e perpetuação de estereótipos e preconceitos, muitas vezes camuflados no pretenso realismo das obras. Cientes disso, diferentes grupos identitários têm reivindicado, cada vez mais, lugar e voz nos espaços de enunciação de discursos, acentuando desta maneira a chamada crise na representação literária. No momento em que se agudiza a consciência de que o criador é socialmente situado, e de que tudo o que ele(a) produz traz as marcas dessa circunstância, a legitimidade de suas representações tornou-se passível de questionamento. Instalada a dúvida, abriram-se na contemporaneidade ranhuras em um sistema em geral bastante uníssono e refratário à presença de grupos

Relacionados

  • kjij
    524 palavras | 3 páginas
  • nm nkjnm kjij
    639 palavras | 3 páginas
  • Climatologia
    2161 palavras | 9 páginas