Kjhkljg

547 palavras 3 páginas
|Materiais de Construção Civil |
|Teoria: 02 |

|Área de Ciências Exatas e Tecnológicas |

O GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

HISTÓRICO: Conhecido desde os egípcios
DEFINIÇÃO: O gesso é um aglomerante inorgânico e aéreo conhecido como gesso de Paris, gesso de estucador ou gesso rápido.
OBTENÇÃO: desidratação da gipsita.
APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Revestimento de paredes e forros, molduras (rodatetos, guarnições, sancas(iluminação indireta), cimalhas), forro falso, placas divisórias, estuque, artefatos para decoração, diminuir o pé direito, forro removível (tubulações), colunas, arcos, consoles, viga falsa, painéis, etc.
FABRICAÇÃO: Britagem da rocha (gipsita), calcinação (queima) e moagem A queima é feita em fornos de campanha ou medas, tipo marmitas ou rotativos de eixo horizontal (alguns semelhantes aos da cal)
MATÉRIA PRIMA: a gipsita (sulfato de cálcio) existe principalmente no norte e nordeste do Brasil (Chapada do Araripe: Araripina, Trindade, Ouricuri . Pode também o gesso ser obtido de resíduos de indústrias de fertilizantes “Fosfogesso”(SPaulo, Minas Gerais, Sta Catarina, RG do Sul). No mundo existe em grandes jazidas ao redor de Paris (Era bastante usado na decoração de interiores nos tempos de Luis XV) As impurezas encontradas na gipsita: SiO2, Fe2O3, Al2O3, CaCO3 e MgO (Basicamente os componentes da argila: silica, óxido de ferro, alumina, calcário e óxido de magnésio) COMPOSIÇÃO QUÍMICA:

CaSO4 . 2 H2O----------140° -------CaSO4 . O,5 H2O + 1,5 H2O (gipsita) (calcinação)

Relacionados