kjfka

438 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
A experiência intitulada “A magia pode fazer-te rico” consiste em transformar moedas cor de cobre normal, como moedas de cinco cêntimos, em moedas com cor de prata e seguidamente com cor de ouro.
Assim, esta experiência pode ser dividida em duas partes, onde numa primeira parte o que se pretende obter é uma moeda revestida por uma fina camada de zinco, fazendo esta ter a aparência de uma moeda de prata.
Para a realização da primeira parte desta experiência, faremos em primeiro lugar uma solução constituída por 25g de zinco numa solução de 3mol/dm3 de hidróxido de sódio (NaOH). Esta solução foi realizada através da técnica de mistura de sólido/liquido adquirida em anos anteriores. Em segundo lugar, aqueceremos as moedas juntamente com a solução de modo a que estas adquiram a cor de prata.
Na segunda parte da experiencia, com as moedas resultantes da primeira fase iremos aquece-las de forma a que estas adquiram a cor de ouro.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conceitos: Oxidação-redução; Cobre; Zinco; Bronze; galvanização

Cobre:
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu com o número atômico 29, ou seja, tem 29 protões e 29 eletrões. É um dos poucos elementos encontrados na natureza na sua forma pura (estado sólido)
Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 e ao período 4 da Tabela Periódica. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.
Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.

Zinco:
O zinco é um elemento químico de símbolo Zn com o número atômico 30. À temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado sólido. Este possui cor branca e temperatura de fusão é cerca de 420ºC. Além disso o zinco está situado no grupo 12 e no período 4 da Tabela Periódica.
A principal aplicação do zinco - cerca de 50%

Relacionados