Kjdsakj

997 palavras 4 páginas
OBJECTO DE ESTUDO DA ECONOMIA
A Economia é uma ciência que, como todas as ciências, analisa a realidade, toda a realidade. Nenhuma parte do ser lhe está vedada, nem nenhuma parte lhe é exclusivamente dedicada. A Economia estuda todos os fenómenos que existem, tal como as outras ciências.
Mas, como qualquer outra ciência, a Economia estuda essa realidade de uma forma específica. Por isso, o que caracteriza a Economia não é o tema a que se dedica, nem os resultados que conseguiu, mas sim o método de abordagem, a forma particular que utiliza de encarar a realidade.”

Definição de Economia

Segundo Paul A.Samuelson, Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os seus recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos.

Bens- algo que satisfaz uma necessidade humana.
Bens económicos-bens que são escassos ou têm uma oferta limitada.
Recursos ou factores – não satisfazem directamente as necessidades humanas e, por isso, estritamente não são bens, mas servem para produzir bens.
Escolha-elemento essencial da economia, pois é da decisão de escolha entre varias alternativas possíveis que nasce o problema a resolver pela sociedade, o qual vai motivar o comportamento.
Escassez-consiste na impossibilidade de os bens disponíveis satisfazem as necessidades presentes.
Consumo- a finalidade da Economia é o estudo da satisfação das necessidades humanas através de bens. Ao facto de satisfação das necessidades, chamamos consumo. O consumo é a utilização de bens para satisfação das necessidades.
Tempo - as decisões económicas implicam comportamentos que se repercutem “agora e no futuro”.
Abordagem científica- a economia utiliza como instrumento o método científico: experimentação, observação e análise científica.

Fontes de erros na análise económica
Falácia da Composição
A falácia da composição é uma falácia que ocorre sempre que se admite que aquilo que é verdade para uma

Relacionados