kjdgjp

550 palavras 3 páginas
Tabagismo

I ) REVELAÇÕES
Segundo a “OMS” Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é considerado uma das mais importantes causas de morte prematura em todo o mundo.
Estima-se que 16% da população brasileira sejam fumantes cerca de 30 milhões de pessoas. A estatística mundial aponta 26% de mortes masculinas e 9% de mortes femininas no mundo, atribuídas ao tabaco.
Se utilizarmos desses percentuais e aplicarmos no Brasil concluímos que cerca de 10 milhões de brasileiros são passíveis de morte prematura pelo uso do cigarro e similar.

Conforme pesquisa da Organização Panamericana de Saúde, o tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer no Brasil, sendo que: 90% das mortes por câncer no pulmão, 25% das mortes por doenças coronárias, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por derrame cerebral.
O tabagismo hoje mata mais que, a soma das mortes por: Aids, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito, sendo responsável por perdas com tratamento de doenças de US$ 200 bilhões de dólares se somados todos os países do mundo.
Sendo que, o Brasil contribui para que esse quadro se agrave dia após dia, pois somos o maior exportador de tabaco do mundo e o quarto maior produtor mundial, ficando atrás sòmente da China, dos EUA e da Índia.
O consumo do tabaco ocasiona doenças que matam três milhões de pessoas anualmente no mundo, sendo que até o ano de 2020 estima-se que esse número estará em 10 milhões. II ) RISCOS A SAÚDE
O vício de fumar provoca dependência física da nicotina, o cigarro contém 4700 substâncias tóxicas que ocasionam riscos de infarto do miocárdio, avc, doenças respiratórias como a enfisema pulmonar, o câncer de pulmão, de laringe, esôfago, boca, impotência sexual (por disfunção erétil) e etc.

III ) COMPONENTES DO TABACO
Na combustão, produz milhares de substâncias que são transportadas pelo fumo até os pulmões e agem sobre o aparelho respiratório, sendo introduzidas na

Relacionados