kjbedbkjjdabkjbkda

715 palavras 3 páginas
a relação entre condições de trabalho e estado nutricional de operadores de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Foi realizada uma Análise Ergonômica do Trabalho, incluindo a caracterização do estado nutricional dos trabalhadores. Fizeram parte do estudo oito operadores (sete mulheres e um homem), com tempo de serviço na unidade de, em média, 45 meses (variação de três meses a cinco anos). Constatou-se que o trabalho realizado exige esforço físico moderado, carregamento e levantamento de peso esporádicos, movimentos repetitivos por longos períodos e postura em pé. O Índice de Massa Corporal indicou eutrofia em dois operadores e sobrepeso em diferentes graus em cinco trabalhadores. A alimentação consumida por quatro dos oito indivíduos avaliados é hipercalórica, e, em relação aos macronutrientes,pode ser caracterizada como hiperprotéica para seis deles, hiperlipídica e hipoglicídica para todos. Apesar de a realização das atividades na unidade requerer um gasto energético significativo, alguns condicionantes físicos e organizacionais estariam contribuindo para o consumo alimentar excessivo e a ingestão de uma dieta desequilibrada.

Na ergonomia vêm evidenciar o trabalho prescrito e o real, motivo aos trabalhadores mostrando as condições físicas e organizacional , onde exige uma pressão total.
As refeições devem ser servidas no mesmo dia que forem produzidas, o ritmo neste trabalho é considerado muito intenso, e é determinado principalmente pelas limitações temporárias de manipulação.
Neste sentido ocorre uma preocupação com a saúde dos colaboradores de UAN’s, que estão relacionados a essa grande produtividade com um certo grau de excelência. A definição de ergonomia é um conjunto de conhecimentos a respeito do desempenho do homem em atividade; e sempre a ergonomia se preocupando com as organizações do trabalho.
Conforme Souza ( 1990 ele concluiu que as doenças e acidentes de relação da UNAN’s , que apesar dos seus conhecimentos científicos, a ergonomia era

Relacionados