kiytggh

1970 palavras 8 páginas
Melhoria de processos
Introdução
Um dos grandes desafios para a Engenharia de Software tem sido desenvolver software de qualidade atendendo prazo, esforço e custos estabelecidos. Ao mesmo tempo em que requer software cada vez mais complexo, o mercado anseia por produtos de maior qualidade. Nesta direção, empresas desenvolvedoras de software têm se preocupado cada vez mais com a qualidade dos produtos de software que geram, sendo necessário criar mecanismos por meio dos quais a qualidade possa ser planejada, controlada, avaliada e alcançada. Uma vez que a qualidade do processo interfere significativamente na qualidade do produto resultante, torna-se necessário incluir, no processo de obtenção do produto, meios de se avaliar as características da qualidade dos produtos gerados ao longo do ciclo de desenvolvimento, em pontos selecionados do processo.
O processo de melhoria de processos
Desenvolvimento de software é uma atividade complexa e processos de software dependem fortemente do comprometimento humano para sua implementação.
Portanto, um aspecto importante de ser considerado na condução de iniciativas de melhoria de processo de software, é que essas iniciativas são conduzidas por pessoas em um processo altamente colaborativo. Aspectos de comportamento individual e organizacional, geralmente, têm grande influência no sucesso de iniciativas de melhoria. Equipes motivadas e satisfeitas tendem a implementar melhorias mais eficientemente e os benefícios são prontamente observados. No entanto, quando o contrário ocorre, resistências a mudanças podem se tornar uma barreira crítica na implementação de melhorias nos processos.
A implementação de melhorias em processos envolve atividades intensas em conhecimento. Isto significa que os envolvidos nas iniciativas de melhoria devem possuir profundo conhecimento sobre engenharia de software e serem capazes de usar esse conhecimento para orientar a implementação de melhorias nos processos da organização aumentando as

Relacionados