kiuhf

1845 palavras 8 páginas
Quando o número de elementos da amostra é grande, esse tipo de sorteio torna-se muito trabalhoso. A fim de facilitá-lo, foi elaborada uma tabela de números aleatórios, construída de modo que os dez algarismos (0 a 9) são distribuídos ao acaso nas linha e colunas.

Amostragem estratificada proporcional: muitas vezes a população se divide em estratos ou subpopulações. Como é provável que a variável em estudo apresente, de estrato em estrato, um comportamento heterogêneo e, dentro de cada estrato, um comportamento homogêneo, convém que o sorteio dos elementos da amostra leve em consideração tais estratos. Este método, além de considerar a existência dos estratos, obten-se os elementos da amostra proporcional ao número de elementos dos mesmos.

Amostragem sistemática: quando os elementos da população já se acham ordenados, não há necessidade de construir o sistema de referência. Nestes casos a seleção dos elementos que constituirão a amostra pode ser feita por um sistema imposto pelo pesquisador. A esse tipo de amostragem denomina-se sistemática.

Amostragem por conglomerados (ou agrupamento): algumas populações não permitem ou tornam extremamente difícil que se identifiquem seus elementos. Não obstante isso pode ser relativamente fácil identificar alguns subgrupos da população. Em tais casos, uma amostra aleatória simples desses subgrupos (conglomerados) pode ser colhida, e uma contagem completa deve ser feita para o conglomerado sorteado. Agregados típicos são quarteirões, famílias organizações agências etc.

Assim, por exemplo, no levantamento da população de ma cidade, podemos dispor do mapa indicando cada quarteirão e não dispor de uma relação atualizada de seus moradores. Pode-se, então colher uma amostra dos quarteirões e fazer a contagem completa de todos os residem naqueles quarteirões sorteados.

Variável e Dado

Tipos de variáveis

Variáveis Quantitativas

Quando os dados são de caráter quantitativo, e o conjunto dos resultados possui

Relacionados