kioplo

1673 palavras 7 páginas
Éon HADEANONa escala de tempo geológico, o Hadeano é o éon mais antigo que começou há cerca de 4,57 bilhões de anos, com o princípio do processo de formação dos planetas do Sistema Solar, e terminou, na Terra, há aproximadamente 3,85 bilhões de anos, quando surgiram as primeiras rochas, marcando o início do éon Arqueano.
O nome "Hadeano" vem do grego HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hades" \o "Hades" hades, que significa "inferno", e foi cunhado pelo geólogo Preston Cloud para o período sobre o qual se tem pouca ou nenhuma informação geológica. Não é reconhecido pela Comissão Internacional sobre Estratigrafia1 da União Internacional de Ciências Geológicas2 no seu quadro estratigráfico internacional, por não haver rochas tão antigas, mas é um conceito amplamente aceito por outras fontes. Subdivisões
Uma vez que restam poucos vestígios geológicos deste período na Terra não existem subdivisões oficiais. Porém, várias das principais divisões da escala de tempo geológico lunar ocorreram no Hadeano, e são por vezes usadas de modo não-oficial para referir-se aos mesmos períodos de tempo na Terra.
ÉonEraM. anos
HadeanoÍmbrico3.850
Nectárico3.920
Grupos Basin4.150
Críptico4.570
Formação do Sistema Solar
A formação do Sistema Solar durante o Hadeano iniciou-se com a contração da Nebulosa Solar original, provavelmente devido às ondas de choque de umasupernova próxima. Seguiu-se o colapso gravitacional da Nebulosa Solar num disco rotativo com a maior parte da massa concentrada no centro, na forma de gáshidrogênio (H2), formando o proto-Sol. A compactação gravitacional continuou até que se iniciou a fusão nuclear de hidrogênio em hélio (He), com liberação contínua de luz e calor pelo Sol.
Partículas de poeira de composição diversa, vestígios de estrelas extintas, acumularam-se num disco de acreção proto-planetário ao redor da estrela nascente. Os mais antigos materiais sólidos do Sistema Solar são inclusões ricas em cálcio e alumínio

Relacionados