kilto

6538 palavras 27 páginas
Amazônia

Desafio Brasileiro do século XXI
A necessidade de uma revolução científica e tecnológica

Proposta da Academia Brasileira de Ciências de um Novo Modelo para o Desenvolvimento da Amazônia

Apresentação
Com o intuito de colaborar, no que diz respeito à Ciência e Tecnologia, na busca de soluções para importantes problemas que afetam nossa sociedade, a Academia
Brasileira de Ciências (ABC) tem procurado adotar uma postura mais proativa, visando a contribuir de maneira efetiva para o processo de formulação de políticas públicas.
Várias têm sido as frentes em que a Academia tem atuado. Dentre as muitas iniciativas desenvolvidas, e em curso, podemos citar ações nas áreas de educação - do pré-escolar ao ensino universitário e à pós-graduação -, saúde, mudanças climáticas e meio ambiente, energia e recursos hídricos, sempre com foco em C & T como base de nossos estudos e propostas de avanços nas soluções de questões críticas.
Cabe destacar o necessário esforço de descentralização que a ABC vem realizando, o que tem contribuído para que possamos ver e pensar o Brasil por um escopo mais amplo. A criação das Vice-Presidências Regionais é uma prova disso. É importante que ao discutirmos o país, consigamos fazê-lo por um prisma global. Nesse sentido, a presença de Vice-Presidências no Sul, Sudeste, Nordeste, Minas Gerais e Centro-Oeste e na região Norte muito contribui para que a Academia, em suas análises e reflexões, tenha uma visão bem mais rica do Brasil.
Dentro deste contexto, que entende a Amazônia como estratégica para o Brasil e para o planeta, e visando a colaborar com a construção de um novo horizonte para a região, no ano de 2007 a ABC instituiu o Grupo de Estudos sobre a Amazônia. Constituído por parte da diretoria da ABC e alguns dos principais cientistas brasileiros que desenvolvem pesquisa na e sobre a região, este grupo teve por desafio a elaboração de uma proposta da Academia com foco em C & T, que possa servir de

Relacionados

  • LIVRO CONTABILIDADE AMBIENTAL Tatiane Antonovz
    49900 palavras | 200 páginas