kikiju

883 palavras 4 páginas
Segundo Espinosa, somos servos quando nossas paixões determinam nossa vida e, portanto somos livres, mas vivemos sob o poder externo das coisas e de outros, queporque são nossa própria vontade os deseja.
31. Segundo Hegel, em que momento uma moral entra em declínio? Dê um exemplo.
No momento em que os membros de uma sociedade e de uma cultura contestam a moralidade vigente, contestam os valores e as normas instituídas sentem-se oprimidos e esmagados por eles e agem de modo a transgredi-los. Nesse sentido, são exemplos destacados por Hegel: a passagem da aristocracia à democracia, na Grécia, e a passagem da comunidade medieval à sociedade moderna.

32. Qual a diferença entre moral aberta e moral fechada, segundo Bergson?
A moral fechada é o acordo entre os valores e os costumes de uma sociedade e os sentimentos e as ações dos indivíduos que nela vivem. É a moral repetitiva, habitual, respeitada quase automaticamente por nós. Em contrapartida, a moral aberta é uma criação de novos valores e novas condutas, que rompem a moral fechada, instaurando uma ética nova.

33. Aponte algumas diferenças entre a ética aristotélica e a ética cristã.
O cristianismo acrescenta novas virtudes concernentes à relação do crente com Deus e que são conhecidas por Aristóteles (fé, esperança e caridade), à posição da justiça e da prudência como virtudes particulares (virtudes que para Aristóteles não eram particulares, pois a justiça é o resultado da virtude e não uma das virtudes, e a prudência é a condição de todas as virtudes), à substituição da amizade pela caridade (entendida como amor ao próximo e esse amor como responsabilidade pela salvação do outro). Quanto às virtudes morais, encontramos entre elas uma que, para Aristóteles, era um vicio – a modéstia -, além de verificarmos o aparecimento de virtudes ignoradas ou desconhecidas por Aristóteles, como a humildade e a castidade. O cristianismo transforma em virtude o trabalho (que para um grego jamais seria uma virtude) e

Relacionados