khvc

1151 palavras 5 páginas
Violação no Desporto

Índice

Introdução

O que é a violência?
Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objecto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
Mas não é apenas a nível pessoal que se dá um determinado acto de violência. Assim, temos que no desporto a violência é muito mais usual do que poderíamos desejar. Não só a violência que parte de um jogador em relação a um colega de equipa, mas também em relação a treinadores ou a claques e até mesmo a pessoas que, aparentemente, se encontram fora de todo este enredo desportivo
É esse o assunto que iremos tratar neste trabalho.

Factores que levam á violência:
Estes actos são, muitas vezes, causados pelo stress diário com que as pessoas são bombardeadas e é importante que se note que este stress não se refere apenas a situações pontuais, mas também a pequenas coisas que causam enervamente, como o facto de esperar demasiado tempo por algo, ter um mau dia a nível pessoal e/ou profissional ou até a dificuldades económicas.
Podemos ainda ressaltar o facto de que, hoje em dia, vivemos numa sociedade em que a influência televisiva esta a alcançar o grande estatuto. Assim sendo, muitas das vezes, o comportamento pessoal é afectado pelo que vemos, ouvimos ou sentimos e que na realidade não é nosso, não é o nosso stress, mas sim influência de outros.
Até agora falámos da violência generalizada e não em violência desportiva.

Violência no Desporto
Tal como a violência de que falámos antes, também esta é provocada por stress e problemas pessoais e/ou sociais.
Teorias Monocausais:
Estas teorias referem que um só motivo pode causar um fenómeno violento.
Assim temos a teoria que se baseia na emoção e no instinto e que nos diz que a frustração pode causar a

Relacionados