khkjij

673 palavras 3 páginas
O relógio comparador foi inventado pelo norte-americano John Logan Walthan por volta do ano de 1940. Este importante instrumento consegue realizar medições a partir da comparação de medidas de um padrão com a peça a qual se deseja medir.
O relógio comparador tem seu funcionamento baseado em um sistema de molas e engrenagens que consegue fazer a amplificação do movimento de sua haste para mostrá-lo em uma escala que existe no visor
O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos a uma ponta de contato.
Existem relógios comparadores que realizam leituras em milímetros e em polegadas. Nesta postagem iremos tratar dos relógios que realizam leituras em milímetros. Estes relógios têm um curso máximo de 10mm e apresentam uma sensibilidade de 0,01mm. Cada unidade que o relógio pequeno desloca equivale a medida de milímetros inteiros e cada unidade que o ponteiro grande desloca no anel externo equivale à medida de 0,01mm.
A variação de medida pode ser positiva ou negativa. Após apoiar a haste do relógio na peça padrão pode-se girar o aro externo para fazer o zero coincidir com o ponteiro grande. Logo após deve-se colocar embaixo do relógio a peça que deseja-se medir. Se o ponteiro grande se deslocou no sentido horário, quer dizer que a variação é positiva, ou seja, a peça é maior do que o modelo. Se o ponteiro grande se deslocou no sentido anti-horário, a variação é negativa, ou seja, a peça é menor do que o modelo.

Relógio comparador eletrônico
Este relógio possibilita uma leitura rápida, indicando instantaneamente a medida no display em milímetros, com conversão para polegada, zeragem em qualquer ponto e com saída para miniprocessadores estatísticos.

Relógio com ponta de contato de alavanca (apalpador) É um dos relógios mais versáteis que se usa na mecânica. Seu corpo monobloco possui três guias que facilitam a fixação em diversas posições. Existem

Relacionados