,khjju

334 palavras 2 páginas
gjgjukgjgjkhkxplicite, com base nos documentos apresentados, as alterações verificadas nas exportações portuguesas em 2010, face a 2000, considerando:

o comportamento das exportações de bens e serviços e o comportamento das exportações de produtos por grau de intensidade tecnológica;

três aspetos que possam explicar esses comportamentos em Portugal, comparando o desempenhoO conflito entre o país A e o país B não diz respeito a bens de consumo manufaturados ou a bens de alta tecnologia, mas aos frangos congelados do país A, que inundaram o mercado do país B. A primeira invasão de frangos congelados ocorreu em meados dos anos oitenta do século passado. As importações de frangos congelados foram muito bem recebidas pelos consumidores do país B.
Para frustração e considerável ansiedade das empresas do país A, as autoridades do país B proibiram novas importações de aves a partir de março de 1990, pondo fim ao regime de livre comércio de aves entre os dois países.
N. Gregory Mankiw,
Introdução à Economia
, 1999 (adaptado)
Explicite, com base no texto, dois dos possíveis efeitos na economia do país B da política comercial implementada a partir de março de 1990.
Comece por identificar essa política comercial.
3.
O Quadro 9 apresenta o valor do Produto do país C calculado a preços correntes e o valor do Produto do mesmo país calculado a preços constantes, em 2010 e em 2011.
Quadro 9
Produto do país C
(em milhões de euros)
Anos
Produto a preços correntes Produto a preços constantes de 2010
2010
120
120
2011
150
104
O Produto do país C apresenta o mesmo valor em 2010, calculado quer a preços correntes, quer a preços constantes, mas apresenta valores diferentes em 2011. Verifica-se ainda que os valores do Produto, calculado quer a preços correntes, quer a preços constantes, se alteram de 2010 para 2011.
Explicite três das razões que justificam a situação apresentada.
FIM

desses aspetos em Portugal e na UE a 27

Relacionados