khbjaxbcjaj

1919 palavras 8 páginas
18º Congresso de Iniciação Científica
GESTÃO DE PESSOAS E SUAS RELAÇÕES COM A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL: UM
ESTUDO EXPLORATIVO
Autor(es)

ALINE MOREIRA

Orientador(es)

ARSÊNIO FIRMINO DE NOVAES NETTO

Apoio Financeiro

PIBIC/CNPQ
1. Introdução

Discussões recentes no campo da gestão abordam as significativas mudanças verificadas no ambiente organizacional, as quais estão ligadas às mudanças políticas e econômicas que se processam na globalização. No centro das discussões pode-se observar que grandes tendências recaem sobre a gestão das organizações, tais como a globalização, a revolução tecnológica, as mudanças demográficas e a transformação das relações entre empregado e empregador (Souza, 2002).
Caracterizado pela busca frenética de respostas inovadoras, o novo foco surgiu com a gestão de pessoas enquanto um dos aspectos da gestão organizacional. A literatura contemporânea sobre o assunto ressalta, enfaticamente, que este é um dos maiores e mais decisivos momentos da sua história: “nunca a dimensão das pessoas foi tão importante no contexto organizacional, mas também nunca foi tão grande o desafio para os profissionais desta área” (Cabrera, 2002, p.97). Tamanha importância é compreendida no sentido de as pessoas, terem-se revertido num dos fatores críticos do gerenciamento, chegando mesmo a ser destacado como “o fator de maior criticidade” para o desempenho das organizações contemporâneas (Ulrich, 2000).
Os profissionais da área são conclamados a dominar com grande desenvoltura, os elementos da estratégia competitiva, compreender o elemento humano e desenvolver a educação corporativa – dimensões que trarão implicações revolucionárias nas práticas e nas políticas de gerenciamento de pessoas.
A mudança na terminologia, de recursos humanos para gestão de pessoas, intenciona estabelecer um marco de redefinição sobre o espaço de atuação profissional na medida em que busca denominar um novo conteúdo de competências e de pressupostos

Relacionados