Keynes

Páginas: 10 (2387 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
Sumário

A vida e obra de John Keynes..............................................................................01
Quem foi Keynes..................................................................................................01
Suas influências.....................................................................................................03
A teoria deKeynes................................................................................................04
Como a teoria surgiu..............................................................................................
Quem ele influenciou.............................................................................................
Contribuições maisnotáveis..................................................................................09
Referência bibliográfica.........................................................................................10













A vida e obra de John Keynes

John Maynard Keynes foi um grande economista do século XIX, discípulo de Alfred Marshall. Homem polêmico, sua vida foi marcada por desempenho excepcional em inúmeras áreas da atividade humana, como ode homem de negócios e economista. Sua maior obra é Teoria Geral e suas ideias tiveram força suficiente para criar a escola de pensamento Keynesiano.
Quem foi John Keynes
Nascido em 5 de junho de 1883 em Cambridge, John Keynes, filho de Florence e John Neville, sempre desfrutou da melhor educação que a Inglaterra oferecia às famílias mais ilustres. Ao longo de sua educação Keynes dedicou-se aoestudo da Matemática, Filosofia e Humanidades. À Economia só se voltaria após concluir o ensino formal. Como estudante, sua atuação mais acentuada se deu por conta de sua participação em debates, atividades políticas não partidárias e, numa sociedade secreta fundada em 1820, os “Apóstolos”, que reunia um grupo de futuras personalidades como Bertrand Russell, Desmond MacCarthy, Lytton Strachey,Leonard Woolf, Clive Bell, entre outros.
A amizade com esse grupo desempenhou grande influência na vida de Keynes. Especialmente por Lytton Strachey, Leonard Woolf, Clive Bell, Duncan Grant e Thoby Stephen, Keynes se associou as irmãs Stephan, irmãs de Thoby, Vanessa Bell e Virginia Woolf e formaram o que viria a ser conhecido como “Bloomsbury Group”, em Londres. Eram intelectuais de sucesso,cultivavam o ideal libertário, a busca da “verdade”, lutavam pela ampliação do papel da mulher na sociedade, pela desinibição sexual e contestavam os valores morais herdados da sociedade vitoriana.
Após deixar a Universidade, Keynes ingressa no funcionalismo público em 1906. Posteriormente passa a trabalhar em sua dissertação com a finalidade de voltar à vida acadêmica. Em 1908 submete seus interessesnos fundamentos filosóficos da Probabilidade a Cambridge, não sendo aceita. Neste momento ingressa de maneira definitiva na Economia. A convite de Marshall e Pigou, Keynes volta a Cambridge para ministrar a disciplina de Economia, que até então havia sido trabalho de Marshall e que nesse mesmo ano se aposentava. Agora em Cambridge, Keynes continua sua dissertação sobre a Teoria da Probabilidade,agora aceita, e assume formalmente as funções de docente da Universidade.
De 1908 a 1915 dedica-se ao ensino e familiariza-se com o universo do saber econômico da ortodoxia, representada por Pigou, Marshall, Stuart Mill, David Ricardo e Adam Smith. A partir de então, concebeu a Economia como uma “ciência moral”, valorizando a intuição em oposição à razão na escolha dos modelos relevantes ecultivando o espírito de controvérsia, intimamente associado à política econômica.
Voltou ao Tesouro em 1915 e permaneceu até 1919. Na posição de representante do Tesouro junto à Conferência de Paz, em Paris, Keynes critica a posição dos aliados, deixa o posto e regressa à Universidade. Publica o seu primeiro livro The Economic Consequences of the Peace em dezembro de 1919.
Tem-se aí uma nova fase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • keynes
  • keynes
  • Keynes
  • KEYNES
  • Keynes
  • kEYNES
  • Keynes
  • Keynes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!