: KEYNES E AS CONSEQÜÊNCIAS ECONÔMICAS DA PAZ

Páginas: 2 (427 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
A obra Keynes e as Consequências Econômicas da Paz, nos traz um resumo da vida e obra de John Maynard Keynes, nascido em 1883, que graduou-se com distinção em matemática, mas que em seguida,interessou-se crescentemente por economia. Sua passagem de dois anos pela Índia resultou no seu primeiro livro curto sobre assuntos econômicos, Indian Currency and Finance. Foi palestrante de economia efuncionário público, chegando a ser representante do Tesouro inglês.
O livro As Consequências Econômicas da Paz foi publicado em 1919, e foi escrito como reação indignada e analítica à postura dosaliados mediante ao Tratado de Versalhes, tratado esse que foi um acordo de paz assinado após o fim da Primeira Guerra Mundial, onde a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial,comprometendo-se a cumprir uma série de exigências políticas, econômicas e militares, exigências que foram impostas pelas nações vencedoras, principalmente por Inglaterra e França.
Para Maurice Dobb o livro é“a combinação liberal de sentido humanitário com realismo econômico”. Keynes tinha a convicção profunda de que o tratado de Versalhes levaria ao desastre econômico europeu.
Na sua análise do Tratado deVersalhes, Keynes questionou acertadamente as avaliações francesas sobre os danos provocados pela guerra que eram cerca de seis vezes maiores do que o razoável. A solução preconizada por Keynesenvolveria justos pagamentos alemães, cancelamento das dívidas interaliadas, propôs também que a Liga das Nações a criasse uma zona de livre comércio europeu, estimulando e ajudando a Alemanha a assumirnovamente seu lugar na Europa, como fonte de criação e ordenação de riqueza dos seus vizinhos orientais e meridionais.
Para Keynes, a Alemanha só poderia pagar suas reparações de guerra commercadorias, sendo assim, não devia ser colocada numa situação de penúria, de escravidão. Tudo isso só poderia levar à ruína de toda a Europa. Como, de fato, aconteceu.
Keynes observou que não era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consequencias economicas da paz
  • As consequências da paz
  • AS POLÍTICAS ECONÔMICAS EM KEYNES
  • Teoria economica de Keynes
  • KEYNES E AS CONSEQ NCIAS ECON MICAS DA PAZ
  • CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA CRISE ECONÔMICA NA GRÉCIA
  • O uso de drogas lícitas e ilícitas e suas consequências sociais e econômicas
  • mudanças climaticas: consequencias ambientais, sociais e economicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!