KEYNES ROOSEVEL NEW DEAL E BRASIL

1274 palavras 6 páginas
John Maynard Keynes, Roosevelt e o New Deal

John Maynard Keynes era filho de intelectuais britânicos, foi economista e empresário - nasceu em 5 de junho de 1883 na cidade de Cambridge e faleceu em 21 de abril de 1946, vitima de um ataque cardíaco.
Keynes, o economista autor “The General Theory of Employment, Interest and Money” (Teoria Geral do
Emprego, do Juro e do Dinheiro), que causou bastante polêmica, criou a ideologia Keynesianista. Suas ideias são de que o Estado deve interferir na economia, de modo que administre o mercado a fim de se obter o pleno emprego. Essa ideologia foi bastante usada no New Deal (Novo ajuste).

Franklin Delano Roosevelt nasceu em 1882, no Estado de Nova York. Ele frequentou a Universidade Harvard e a Faculdade de Direito de Colúmbia, em Nova York. Seguindo o exemplo de seu primo em quinto grau, o ex-presidente Theodore Roosevelt (1901-1908), ele entrou para a política. Roosevelt foi eleito em 1933 e reeleito por elevada margem de votos em 1936, 1940 e 1944. Foi o presidente que governou por mais tempo os EUA. Ele buscou uma legislação que levou a uma revolução na lei constitucional. Depois disso o governo poderia legalmente regular a economia. Sentindo que a futura paz do mundo dependeria das relações entre os Estados Unidos e a Rússia, o presidente dedicou muita reflexão ao planejamento da Organização das Nações Unidas, por meio da qual, ele esperava, problemas internacionais poderiam ser resolvidos.
À medida que a guerra se aproximava do final, a saúde de Roosevelt deteriorou, e em 12 de abril de 1945, enquanto estava em Warm Springs, Geórgia, ele morreu de hemorragia cerebral.
O New Deal foi o projeto criado pelo então presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt, em 1933. O projeto consistia em fortes obras na infraestrutura, como estradas, hospitais, escolas, tubulações de esgoto, etc., gerando emprego. Com empregos, os cidadãos voltaram a consumir, as empresas aumentaram a produção e começaram a vender mais, contratar

Relacionados

  • Crise do Capitalismo e Regimes Totalitários
    1107 palavras | 5 páginas
  • todos os resumos
    26056 palavras | 105 páginas