kewin lynch

350 palavras 2 páginas
( Introdução da Dimensão topoceptiva )
Dentro da Dimensão Topoceptiva, utiliza-se a opinião dos indivíduos em relação à localização, orientação e identificação dentro da área através de entrevistas e mapas mentais. Para identificar e analisar as opiniões nos mapas usa-se como base os cinco elementos de Kevin Lynch, caminhos, limites, bairros, pontos nodais e marcos, em relação às entrevistas identificam-se pontos negativos e positivos da área.

Analise dos mapas mentais e conclusão.

Caminhos:
A maioria das ruas que foram desenhas nos mapas, são intensamente comerciais, e apareceram de tamanhos diferentes, mais largos quando se tratava das Avenidas Patricio Lima e Padre Geraldo Spettmann, que são comerciais e mais estreitas quando se tratavam das ruas laterais, que são praticamente todas residenciais, apresentando continuidade em todas as vias desenhadas.

Limites:
De acordo com os mapas, o limite da área foi a rodovia BR 101, cortando as duas avenidas.

Bairros:
O conceito de Lynch para bairros refere-se a uma parte da cidade percebida com uma relação em comum ao resto da cidade, nessa analise nota-se a presença da área comercial nessa região, fazendo com que esse bairro seja lembrado como um bairro comercial.

Pontos nodais:
Pontos nodais são pontos estratégicos da cidade, onde são focos importantes para o observador que entra ou sai. Os principais pontos nodais representados no mapa foram a rodoviária Santo Anjo, a casa de festas Hangar e o colégio Henrique Fontes. Esses três edificios, apareceram em quase todos os mapas, o que quer dizer que são pontos importantes para quem passa por essa área da cidade.

Marcos:
Marcos são elementos nos quais o observador não entra, como domos, esculturas, torres e etc. Nos mapas mentais apresentados, não apareceu nenhum marco, o que indica que para as pessoas entrevistadas não possui nenhum nessa área da cidade.

A dimensão topoceptiva dos mapas mentais, foi feita através dos conceitos de Kewin

Relacionados