kevula

1811 palavras 8 páginas
GUERRA FRIA
CONTEXTO GEOPOLÍTICO

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Quando a guerra acabou, as perdas humanas e materiais eram incontáveis. As batalhas haviam sido impulsionadas por máquinas, tanques, aviões, navios, canhões, submarinos, colunas motorizadas. No auge da guerra, em 1943-44, os
Estados Unidos produziam um navio por dia e um avião a cada cinco minutos. Em seis anos de conflitos, fabricaram 87 mil tanques, 296 mil aviões, 2,43 milhões de caminhões de toneladas de equipamentos de navais. A população civil foi alvo preferencial, morreram durante a guerra mais civis do que militares. Bombardeios aéreos dizimaram populações inteiras. Houve campos de concentração, com o extermínio de judeus, ciganos, homossexuais, membros da resistência, comunistas e liberais e até pessoas que dedicavam sua vida em ajudar outros através da bíblia, os religiosos que não apoiavam as atrocidades da guerra.

A Europa e sua reconstrução • As negociações entre os Aliados para regularizar a situação mundial começaram antes do fim do conflito.
• Os destinos da Europa no pós-guerra foram estabelecidos principalmente em três referências: a
Conferência de Teerã (Irã); a de Yalta (Ucrânia); e a de
Potsdam (Alemanha).
• A propaganda das novas hegemonias

Conferência de Teerã
(novembro de 1943)
• Durante a Conferência,os representantes das potências, a saber: Roosevelt, Stalin e
Churchill, definiram a fronteira da Polônia em relação a União Soviética. Anexaram a ela ainda os países bálticos e projetaram a divisão da Alemanha em vários estados.

A GUERRA FRIA
1945: o ano das conferências

 A CONFERÊNCIA DE YALTA (Fevereiro de 45) - Participantes: os três grandes (EUA, Reino Unido, URSS)
- Expectativa dominante: Discutir e decidir os destinos e o futuro geopolítico do continente europeu, dentro do que na época se definia como “O espírito da paz”
- Resultados: total vitória soviética (imposição de Stálin: Europa
Oriental, zona de

Relacionados