Kevin Lynch - A imagem da ciadde

1462 palavras 6 páginas
Aluno: Vitor Gigliotti Tavares Alcântara
Profº Dr. Arquiteto Mario Ceniquel
Rio de Janeiro 21 de fevereiro de 2014
Resumo do livro Paisagem Urbano de Gordon Cullen ( Pág 9 a 22-Visão Serial)

O texto de Gordon Cullen nos apresenta conceitos importantes referentes ao olhar do arquiteto em uma paisagem urbano. Ele relata como a simples mudança de um olhar desinteressado e entendido para um olhar desprovido de preconceitos, curisoso e atento pode transformar um passeio despretencioso em uma enorme aventura de descobertas visuais, de perspectivas diferentes sobre o espaço construído e o não construído de uma cidade. Tais vistas são demonstradas e analisadas por diversos pontos, afim de nos atentar para a arte implícita no meio urbano em que vivemos.
Cullen demonstra que a cada passo que damos em um percurso determinada da cidade, produz em nós percepções diferentes e enfoques visuais diversos, estas vistas formadas sequencialmente são definidas como visões serial. Um conceito já visto no curso, mas até então não estudado individualmente. Em cima deste princípio o autor aborda outros fatores recorrentes na percepção do espaço urbano, dentre os quais se relacionam diretamente com o conceito primordial mencionado anteriormente, essa relação se dá de diversas formas desde a ocupação do espaço, apropriação estática e em movimento.
Os temas tratados no desenvolvimento do texto possuem teor mais teórico e sutíl, visto que muitas das características citadas pelo autor perderam seu sentido ou se confundiram o caos da cidade industrializada, perdendo um pouco do seu caráter prático para um caráter mais simbólico, como exemplo pode ser citado alguns pontos focais, que outrora tão importantes para demarcar um determinado lugar, hoje, no entanto, ''foi-lhe retirado essa função primordial'' como o próprio autor ressalta. Cullen também cita outros fenômenos urbanos como a viscocidade, os enclaves e exemplifica as unidades urbanas, explicando como tais conceitos se

Relacionados