Kersting, wolfgang. “em defesa em um universalismo sóbrio.” in:

1271 palavras 6 páginas
MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS 7º encontro: (30/04/2012)TÓPICO – UNIVERSALISMO, MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOSTEXTO: KERSTING, Wolfgang. “Em defesa em um universalismo sóbrio.” In:
Universalismo e Direitos Humanos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 79 et seq.PROFESSORES: Prof. Dr. Paulo Gilberto Cogo Leivas Prof. Dr. Roger Raupp RiosMESTRANDO: André Vinicius Lenz |

APRESENTAÇÃO DA LEITURA:
Trata-se de artigo produzido por ocasião da vinda do eminente Prof. Dr. Wolfgang Kersting (Catedrático de Filosofia da Universidade de Kiel, Alemanha) ao Brasil, em 2001, em uma iniciativa de quatro Universidades (PUCRS, UFG, YCG e UFSM) e pelo Instituto Goethe. Tradução de Luís Marcos Sander.
Neste texto, KERSTING tem como objetivo examinar o universalismo, a partir da filosofia, e suas possíveis causas de destruição. Em outras palavras, quais são os motivos que levaria o universalismo a perecer e quais seria a solução (salvação), em face de suas tendências autodestrutivas (p. 89).
Sua missão é demonstrar que o universalismo sóbrio, e não-enfático (p. 102), é a solução (salvação), em face de tendências autodestrutivas (p. 89). Para tanto, o autor apresenta argumentos essencialmente filosóficos para sustentarmos a validade do universalismo como pilar dos direitos humanos. E a término de seu trabalho, a argumentação que ele apresentou pode ou não ser sustentada junto com a tese a respeito da convergência do interesse humano e do direito humano.
E o que o autor que dizer por universalismo sóbrio? Segundo ele, o universalismo é sóbrio por três motivos: 1) porque ele se restringe à esfera do direito; 2) porque ele abre mão de concepções problemáticas, em termos de fundamentação, que se agrupam em torno do valor e da dignidade do ser humano, e 3) porque a compatibilidade do universalismo, por ele projetado, qualifica-se com o particularismo moral.
A ideia central do texto é que o universalismo enfrenta inimigos externos, tais como autores abertamente

Relacionados