KEND IMPRIMIR

4323 palavras 18 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
FACULDADE GUAIRACÁ
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ISADORA PROCOPIO DA COSTA ALVES E MICHELLE TLUSCIK

CONTEÚDO LUTAS: KENDÔ

GUARAPUAVA
2015

KENDÔ:
O Kendô é uma tradicional arte marcial japonesa cuja origem está nas técnicas de manejo e luta de espadas utilizadas pelos Samurais nos campos de batalha.
Ao se falar sobre Kendô, é quase impossível não mencionar que ‘o Kendô é o caminho da espada’. E, não deixa de ser. A palavra japonesa Kendô é composta por dois ideogramas: Ken (剣) que significa espada e Do (道), caminho.
No universo das Artes Marciais, a palavra ‘caminho’ adquire o sentido da própria existência, de um estilo de vida. No caso do Kendô, consiste em “disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da Katana” (刀) (outra designação em japonês para espada). Estes princípios são a busca do desenvolvimento de corpo e espírito vigorosos por meio de treinamentos intensivos e apropriados no manejo da espada, com a finalidade de tornar o indivíduo capaz de compreender que, o poder adquirido ao se portar uma espada, traz consigo a dimensão da responsabilidade de saber como e quando utilizá-la, para o bem do próximo e da sociedade.
Ao longo dos séculos, gerações de mestres têm dedicado suas vidas à transmissão desses ensinamentos.
Histórico do Kendô:
A origem do que hoje é chamado de Kendô é indissociável da história da classe guerreira do Japão, Bushi (termo genérico) e, em particular, Samurai (elite guerreira). Ao longo do tempo, e muito rapidamente, a Katana (espada) tornou-se a arma mais nobre e apreciada por todas as Bu-jutsu (técnicas de guerra).
Seu desenvolvimento está diretamente ligado a toda evolução da sociedade, da cultura do Japão. No alto escalão da privilegiada casta guerreira na “Idade Média” nipônica, a espada tornou-se o próprio símbolo de poder e das mais altas virtudes humanas: bravura, lealdade, retidão. Possuir, então, uma espada era um privilégio hereditário. A Katana era

Relacionados

  • Transações sap
    257229 palavras | 1029 páginas