Ken Wapnick O Significado do Julgamento

19446 palavras 78 páginas
Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

O SIGNIFICADO DO JULGAMENTO
Parte I – Introdução
Trechos do Workshop efetuado no Institute & Retreat Center da Foundation for A Course in
Miracles®
Kenneth Wapnick, Ph.D.
Parte I
Esse workshop é basicamente um complemento a outro workshop que dei sobre julgamento, chamado “Julgar ou Não Julgar”. Vamos terminar no mesmo lugar, mas vamos abordar isso de forma um pouco diferente. Gostaria de estruturar isso sobre quatro tipos diferentes de julgamento, três dos quais são diretamente articulados em Um Curso em Milagres, e o quarto, que é realmente o segundo tipo de julgamento na seqüência que vamos discutir, está implícito em todos os outros.
O primeiro é o sonho de julgamento do ego, baseado na idéia de que poderíamos ser separados de Deus. É uma forma de julgar Deus como inadequado, senão insignificante. O ego, com toda a sua imensa força, fez Deus se ajoelhar, usurpou Sua autoridade, e inventou seu próprio mundo.
Esse julgamento é baseado em diferenças, que são todas formas diferentes de ataque.
Vou pular o segundo tipo de julgamento aqui, para voltar logo a ele. O Curso se refere ao terceiro tipo como o julgamento do Espírito Santo, discutido mais claramente em “O julgamento do Espírito
Santo” (T-12.I), e “A igualdade dos milagres” (T-14.X), seções que não vamos revisar nesse workshop. Também somos solicitados a compartilhar esse julgamento, que vê a tudo e a todos nesse mundo tanto como expressando o Amor de Deus, ou pedindo por ele. Não existe ataque nesse tipo de percepção.
O quarto julgamento sobre o qual o Curso fala é chamado de o Último Julgamento, ou o
Julgamento Final, ou o Julgamento de Deus (e.g., T-2.VIII; LE-pII.10). Esse julgamento acontece no exato final do processo de Expiação. Ele afirma que “o que é falso é falso, e o que é verdadeiro nunca mudou” (LE-pII.10.1:1). Esse julgamento acaba inteiramente com o sonho. É a pura expressão do princípio da

Relacionados