kellynha cubismo

2383 palavras 10 páginas
Suprir a demanda gerada principalmente por empresas e instituições públicas de todo o país no planejamento de estudos em amostragem e pesquisas de mercado e de opinião, além das análises estatísticas adequadas.
Com esse objetivo foi criado em 1997 o grupo Am/PM (Amostragem e Pesquisa de Mercado), coordenado pelo pesquisador Jorge Oishi, do Departamento de Estatística da UFSCar, e que conta com alunos da graduação e da pós-graduação.
Para a realização das atividades, o grupo utiliza técnicas devidamente consolidadas em amostragem e pesquisa de mercado, aplicadas tanto para planejamento amostral como para construção de instrumentos de levantamento de dados, como roteiros de entrevistas e questionários. Para análise dos dados coletados, são utilizadas técnicas de análise estatística univariada e multivariada, possibilitando a exploração adequada de qualquer base de dados.
Especificamente para o setor produtivo, o grupo presta assessoria sob diversos aspectos visando o apoio na tomada de decisões a respeito da melhoria de seus processos, produtos e serviços, através de levantamento de informações precisas e relevantes.
“Os instrumentos desenvolvidos pela Estatística vêm sendo utilizados como referenciais de grande relevância no planejamento organizacional, tanto de grandes empresas como também de médias e pequenas”, explica Oishi.
O coordenador ressalta que devido à facilidade de acesso às mais diversas informações, a maioria das empresas implantou sistemas de coleta de dados, tais como o SAP (ferramenta de apoio gerencial utilizando dados). Entretanto, como a quantidade de informação armazenada é volumosa, as empresas não conseguem utilizá-las adequadamente. “Aí entram as técnicas estatísticas, que são usadas no manuseio das informações coletadas permitindo a criação de indicadores que subsidiarão a elaboração dos planejamentos organizacionais.”
O grupo também atua na coleta de informações, tanto internas à empresa, como no caso de avaliação do clima

Relacionados