kellinha

413 palavras 2 páginas
CHUVA ÁCIDA

Objetivo

A simulação da chuva ácida possibilita reconhecer e compreender de forma integrada e significativa às transformações químicas que ocorrem no processo natural da atmosfera. A proposta apresentada para o conteúdo é tornar o ensino mais dinâmico, permitindo ao aluno o pensamento conceitual, compreensão de forma integrada e significativa das transformações químicas que ocorrem nos processos naturais em diferentes contextos.

Materiais e Esquema

Prevenção
Usar jaleco, calça comprida, cabelos presos, óculos de proteção e sapatos fechados. Primeiros Socorros
QUEIMADURAS: A queimadura pelo calor deve ser lavada abundantemente com água fria por cerca de 15 minutos e após conforme a extensão, pode-se usar vaselina esterilizada para cobrir a região queimada.
CORTES: Lavar abundantemente o local do ferimento com água. Não retirar fragmentos fixados no local do corte. Se necessário interrompa a perda de sangue
(hemorragia) por elevação do membro ferido, seguido de pressão próxima do ferimento. Desenvolvimento
 Peque uma colher metálica de chá, dobre o cabo e amarre nele um arame ou um fio metálico longo.
 Pegue a tampa metálica do vidro e faça um furo que permita a passagem do arame.
Faça um nó no arame para que se firme na tampa.
 No fundo do vidro, coloque alguns pedaços de repolho roxo.
 Agora, para obter o SO₂, coloque um pouco de enxofre em pó na colher e aqueça com um isqueiro até que se inicie a combustão, que é visível pelo aparecimento de uma chama azul.
 Coloque esse aparato imediatamente no vidro preparado anteriormente, até que apareça uma névoa densa dentro do frasco.
 Agite o frasco e observe o que ocorre com o repolho.

Obs.: Esse experimento ao ser adaptado para alunos da EJA deve conter explicações relacionadas à realidade dos alunos para melhor compreensão dos mesmos, além de comparações com o cotidiano e o dia-a-dia deles. Esse experimento é de fácil entendimento, além de conter

Relacionados