keleve

5028 palavras 21 páginas
Em Finanças, o fluxo de caixa (designado em inglês por cashflow), refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projecto específico. O fluxo de caixa refere-se ao movimento de dinheiro no período passado, enquanto o orçamento é o seu equivalente para períodos futuros.
Existem dois tipos de fluxos:
- outflow, que quer dizer saída de caixa, que representa as saídas de capital, subjacentes às despesas de investimento.
- inflow, que quer dizer de entrada, que é o resultado do investimento. Valor que contrabalança com as saídas e traduz-se num aumento de vendas ou representa uma redução de custo de produção, etc.
O fluxo de caixa calcula o valor acumulado entre as receitas previstas e as despesas durante determinado período, seguindo a ordem de actividades abaixo:
1. Escolher um período de tempo para o estudo; 2. Reunir os valores totais das receitas obtidas para cada período, do total de períodos em estudo; 3. Reunir o total de custos para o projecto, nos períodos correspondentes aos estudados no 2º passo; 4. Efectuar a soma dos valores positivos do 2º passo com os valores negativos do 3º passo; 5. Tomar a soma de acumulados dos valores obtidos no 4º passo.
Período de estudo: período de tempo a que reporta o levantamento de todos os outflows e inflows relacionados com o projecto.
Apesar de em Portugal, apenas a partir de 1 de Janeiro de 2003 ser necessária a apresentação da Demonstração dos Fluxos de Caixa, alteração introduzida através da Directriz Contabilística nº 14, este é um dos indicadores mais usados por analistas financeiros, como medida de desempenho da empresa.
O fluxo de caixa permite a análise da geração dos meios financeiros e da sua utilização, num determinado período de tempo.

exercício, duas medidas distintas do lucro, uma para a administração fiscal e outra para os accionistas.
As diferentes medidas dos

Relacionados