keitian

3719 palavras 15 páginas
O ESMALTE ENQUANTO IDENTIFICADOR SOCIAL

Autor: Cividini, Ana Lucia1
Orientador: NOGUEIRA, Paulo Chavaria

RESUMO

O uso do esmalte já integrava o cotidiano das mulheres no antigo Egito, muito antes de Cristo, onde suas unhas eram pintadas com uma mistura de henna e com o passar dos tempos às mesmas ganharam novas tonalidades. Contudo a técnica para tratamento das unhas ficou estagnada até o século XIX, mas com a evolução e as descobertas de novos materiais, as tendências foram se aprimorando e hoje com a tecnologia cada vez mais complexa, podemos desfrutar de novas técnicas para embelezar ainda mais as unhas. O presente artigo identifica como o a cultura, o marketing e o consumo influenciam a cultura de um povo, assim determinando suas escolhas.

Palavras-Chave: Cultura. Marketing cultural. Uso do esmalte.

1 INTRODUÇÃO

O culto a beleza das unhas vem da antiguidade, onde já existia o hábito de pintar as unhas com henna, depois vieram outras tonalidades, como o vermelho, onde os reis pintavam suas unhas em sinal de nobreza. Hoje as grandes marcas elencam como ferramenta de marketing e como um verdadeiro elo entre pessoas e marcas.

Pode-se afirmar que o mundo da moda, da música, da imagem e do marketing se inter-relacionam de forma perfeita para estimular todos os públicos e motivar consumidores. Atualmente existe um grande número de feiras e atrações de moda que ocorrem pelo Brasil onde utilizam o marketing cultural como ferramenta para divulgar seus produtos.

Todos esses eventos ocorrem em veículos de comunicação diversificados que atingem um público imenso e variado, as feiras de cosméticos e até mesmo os desfiles de moda, onde são mostradas as novas tendências, levam o público ao êxtase. Desta forma, a motivação para a realização do estudo sobre marketing cultural reflete o interesse pela comunicação e a cultura, além da força das tendências como ferramenta de marketing.

O objetivo deste artigo é identificar como o marketing

Relacionados