kdkksdjfhkhfkshdkhfkhhkf

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

SOCIEDADE DE CONSUMO

Sociedade de consumo é um termo usado para classificar as sociedades que têm uma alta taxa de industrialização e um grande poder de compra em massa (tanto bens quanto serviços).

A sociedade de consumo atual caracteriza-se por possuir uma única finalidade: Produzir mercadorias para serem vendidas, continuar produzindo mais mercadorias e a qualquer modo e custo,vende-las, indefinidamente. A sociedade de consumo consiste e é reduzida a um grande mercado ou negócio, no qual só sustenta a vida e existe quem tem algum objeto para vender ou algo para comprar.
O COMEÇO
A sociedade de consumo possui dois paradigmas fundamentais: um econômico e outro filósofo. Do ponto de vista econômico, a visão individualista-liberal clássica, propôs estímulo à livre iniciativaeconômica privada, no antigo principio de Laissez-faire - no sentido de deixar, não impedir, fazer -, o que definia liberdade total de ação econômica do indivíduo, fundamental para a sustentação material da nova sociedade, que se constituiu com as revoluções liberal-burguesas. O pilar filosófico é fincado sobre o pensamento iluminista e burguês, caracterizado pela profissão de fé no progresso e narazão, pelo desafio á tradição e a autoridade de clero católico e da nobreza que sustentavam o antigo regime e pelo incentivo á liberdade de pensamento laico.
Com base nestes dois princípios fundamentais, os indivíduos foram dados como livres e iguais: todos passaram a ter o mesmo direito á riqueza, desde que ela fosse construída pelo esforço empreendedor de cada um. Aos indivíduos foi outorgadaa liberdade para consumir. A capacidade de consumo de cada indivíduo passou a exprimir e a simbolizar a natureza real das diferenças sociais na sociedade capitalista. Ou seja, a desigualdade, fazia com que uma pequena parcela da população tivesse condições de participar dos rituais de consumo.

A sociedade de consumo pauta-se por três valores que modelam e orientam a ação de indivíduos einstituições: individualismo, competição e concorrência.
Individualismo é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo ou à sociedade. A competição respeita a rivalidade entre concorrentes individuais ou coletivos, tendo em vista à obtenção de um ganho,segundo regras ou normas que lhes são comuns e que determinam oscomportamentos autorizados. A concorrência é relativa às disputas de compradores potenciais que ocorrem entre vendedores de bens semelhantes.

Aspectos positivos:
A sociedade de consumo é conseqüência de um elevado desenvolvimento que chegou a determinadas sociedades. A maior parte da população dessas sociedades foi beneficiada, podendo ter acesso a uma grande quantidade de produtos, promovendo-se então, uma maiorigualdade social.
Por sua vez, possibilita que um numero cada vez maior de pessoas adquiram bens cada vez mais diversificados, desta forma, facilitando o acesso a uma maior quantidade e qualidade de produtos por uma parte maior da sociedade, se estaria produzindo uma maior igualdade social.

Aspectos negativos:
Se tratar de um tipo de sociedade que se "rendeu" frente as forças do sistemacapitalista e que, por tanto, seus critérios e bases culturais estão submetidos as criações postas ao alcance do consumidor. E neste sentido, os consumidores finais perderiam as características de indivíduos para passarem a ser considerados uma massa de consumidores que se pode influir através de técnicas de marketing, inclusive chegando à criação de "falsas necessidades" entre eles.

A sociedade deconsumo estrutura-se na lógica da criação permanente de novas necessidades, que resultam na invenção infinita de novos produtos duráveis ou descartáveis. Estes produtos são apresentados ao por mercado estratégias de convencimento dos consumidores de que eles são indispensáveis para a sua vida.
Conscientes de que os consumidores não são passivos a ponto de adquirir de qualquer maneira os produtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!