kdkksdjfhkhfkshdkhfkhhkf

1048 palavras 5 páginas
SOCIEDADE DE CONSUMO

Sociedade de consumo é um termo usado para classificar as sociedades que têm uma alta taxa de industrialização e um grande poder de compra em massa (tanto bens quanto serviços).

A sociedade de consumo atual caracteriza-se por possuir uma única finalidade: Produzir mercadorias para serem vendidas, continuar produzindo mais mercadorias e a qualquer modo e custo, vende-las, indefinidamente. A sociedade de consumo consiste e é reduzida a um grande mercado ou negócio, no qual só sustenta a vida e existe quem tem algum objeto para vender ou algo para comprar.
O COMEÇO
A sociedade de consumo possui dois paradigmas fundamentais: um econômico e outro filósofo. Do ponto de vista econômico, a visão individualista-liberal clássica, propôs estímulo à livre iniciativa econômica privada, no antigo principio de Laissez-faire - no sentido de deixar, não impedir, fazer -, o que definia liberdade total de ação econômica do indivíduo, fundamental para a sustentação material da nova sociedade, que se constituiu com as revoluções liberal-burguesas. O pilar filosófico é fincado sobre o pensamento iluminista e burguês, caracterizado pela profissão de fé no progresso e na razão, pelo desafio á tradição e a autoridade de clero católico e da nobreza que sustentavam o antigo regime e pelo incentivo á liberdade de pensamento laico.
Com base nestes dois princípios fundamentais, os indivíduos foram dados como livres e iguais: todos passaram a ter o mesmo direito á riqueza, desde que ela fosse construída pelo esforço empreendedor de cada um. Aos indivíduos foi outorgada a liberdade para consumir. A capacidade de consumo de cada indivíduo passou a exprimir e a simbolizar a natureza real das diferenças sociais na sociedade capitalista. Ou seja, a desigualdade, fazia com que uma pequena parcela da população tivesse condições de participar dos rituais de consumo.

A sociedade de consumo pauta-se por três valores que modelam e orientam a ação de indivíduos e

Relacionados