Kaudushds

312 palavras 2 páginas
A Carta conhecida como “Carta de Pero Vaz de Caminha” é também conhecida como “Carta a el- Rei Dom Manoel sobre o descobrimento do Brasil”, é um documento no qual Pero Vaz de Caminha, escrivão de Pedro Alvares Cabral (descobridor do Brasil) registrou suas primeiras impressões sobre a terra descoberta.
Vaz de Caminha era escrivão da frota de Pedro Alvares Cabral, e redigiu essa carta para Dom Manoel I, conhecido também como “O Venturoso” ou “Bem Aventurado”, para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras.
A carta de pero Vaz de Caminha foi o primeiro registro escrito sobre a realidade local. Na carta de Caminha ele revela a paisagem física e humana daquilo que ele julga ser uma imensa ilha.
A Carta é datada em 1° de maio de 1500, a cidade onde estavam era Porto Seguro
A carta foi bem empregada e ele utiliza muita atenção, pois conta cada detalhe, ele narra os detalhes com simplicidade, tenta entender os índios e ele teve uma capacidade de se maravilhar com cada coisa vista.
Ele descreve com muitos detalhes, quando ele começa a fala dos índios ele cita a face deles, como eles eram de corpo e que andavam sem roupa, as manias.
Quando fala de religião ele quer dizer que nem todos eram muitos religiosos, que quando chegaram lá batizaram, e ensinaram sobre Deus, para terem mais conhecimentos sobre fé.
O europeu através da carta toma conhecimento de um novo mundo, rico em cores, diversos animais, calor, arvores. Quando fala sobre as aguas ele diz que eram imensos os mares e são muito graciosos.
Na carta pero ainda faz um pedido no ultimo paragrafo, pediu a D. Manuel para que libertasse do cárcere o seu genro, casado com sua filha Isabel, preso por assalto e agressão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_a_El_Rei_D._Manuel

Relacionados