Katharina Groose

1675 palavras 7 páginas
Biografia

Nascida em 1961 na cidade da Alemanha, Frieburg, formou-se na faculdade de Kunstakademie em Münster, onde estudou sob a tutela de Johannes Brus e Norbert Taduesz entre 1982 e 1986 e em Düsseldorf, sob a de Goddhard Graubner entre 1986 e 1990.
Ensinou em diversas instituições, desde 1997, como a Academia de Belas Artes de Karlsruhe, em Marfa e no Texas como Artista Residente da fundação chinesa, desde 1999 a 2000. Em Outubro de 2000 Grosse torna-se professora na Escola de Artes em Berlim.
Ao longo da sua carreira foi ganhou variados prémios entre os quais Villa Romana, em Florença e a bolsa de Schmidt-Rottluff.
Foi em 1998 que Grosse utilizou primeiro as tintas de spray, após ter desenvolvido um conjunto inteiro de pinturas em diferentes suportes que eram simultaneamente estruturais, coloridas e sensuais.

Materiais
Uma das maiores artistas com relevância da sua geração, com a peculiar concepção da pintura e do suporte, é conhecida pelo uso único do pincel e do spray, com o intuito da referência a uma parte vital do seu trabalho – processo criativo e a interacção entre o artista e a obra.

Com o seu trabalho, é pretendido a caracterização pela expressividade que outorga aos lugares que invade com uma explosão de cores.
A mesma técnica em contextos diferentes, são usados constantemente num mesmo suporte com a técnica tão sua conhecida – o spray e o pincel convencional. Desta forma, são postas em questão a construção da imagem e a actuação no espaço.
Em 2001, a sua técnica acaba por evoluir na sua arte, afastando-se do ambiente, criando barreiras entre as obras.
“Eu estou inteiramente separado ambiente, isto é, estou envolvida num fato de protecção, numa máscara, luvas e óculos. Por vezes, também protejo os ouvidos de tal forma que nem consigo ouvir o som dos meus próprios passos.”

Cores

Começa por pintar ao estilo colour field mas em vez de superfícies estáticas, usa uma combinação de cores contrastante que geram um forte conflito

Relacionados