Kasjfkasjfla

6773 palavras 28 páginas
TRABALHO COMO BASE DA FORMAÇÃO: ELEMENTOS DE UM CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

GT Nº 09 – Trabalho e Educação
RIBEIRO, Marlene - UFRGS
1. Trabalho e formação: colocando as questões
Como construir um currículo para Educação de Jovens e Adultos que tenha o trabalho como base da formação? Esta questão está colocada para um Grupo de Trabalho (GT)( O GT envolve as seguintes instâncias: Central Única dos Trabalhadores (CUT); Secretaria Municipal de Indústria e Comércio/POA/RS (SMIC); Secretaria Municipal de Educação/POA/RS (SMED); Superintedência da Educação Profissional do Estado/RS (SUEPRO) e a Faculdade de Educação da UFRGS.) cuja organização tem por finalidade a construção de uma política pública que articule a escolarização e a profissionalização, a partir da discussão e problematização do currículo de escolas municipais que trabalham com a Educação Básica, mais propriamente, com Educação de Jovens e Adultos.
Assim, o objetivo deste texto é propiciar um debate sobre esses elementos básicos - trabalho e formação - que irão fundamentar uma proposta curricular para aquelas escolas. A importância desta abordagem está implícita nos propósitos do GT de construção de uma política pública de educação básica que contemple as necessidades e os interesses dos trabalhadores em relação aos desafios colocados pelo mundo do trabalho, dominado pela globalização neoliberal.
Numa perspectiva interdisciplinar, vou trabalhar os conceitos, historicizando-os, delimitando-os em seus sentidos contraditórios e enraizando-os nas relações sociais que os engendram. A abordagem assim feita poderá apontar caminhos para a elaboração do currículo das escolas municipais, caminhos esses que propiciem a escolha e a organização dos conhecimentos, saberes e práticas, buscando formas de articular os mundos, hoje separados, do trabalho e da formação.
2. Desconstruindo/reconstruindo conceitos de trabalho e formação
O trabalho toma diferentes sentidos ao longo da história. O mais

Relacionados