KASDASKLDK

2478 palavras 10 páginas
Promoção de saúde no trabalho e atividade física
João Francisco Severo Santos*
Introdução
A promoção de saúde pode ser entendida como uma visão ampliada da saúde, além dos limites da ausência de doença, que considera diversas determinantes relacionadas ao estilo de vida dos indivíduos e da sociedade onde esses se inserem. A intenção dessa visão é atuar de forma direta nas reais possibilidades de uma vida saudável. Nesse sentido, a concepção de promoção da saúde está ligada aos aspectos políticos, materiais, organizacionais e simbólicos da vida das pessoas em sociedade e será o equilíbrio de componentes da vida diária, como moradia, lazer, educação, trabalho, etc., que irá determinar, em grande parte, as possibilidades de uma vida sadia e protegida de doenças (HEIDMANN ET AL, 2006; CZERESNIA, 2003).
O trabalho constitui, historicamente, o principal determinante do modo como as sociedades se organizam, sendo o meio através do qual o homem modifica o ambiente e a si mesmo. Assim, as condições materiais, organizacionais e psicossociais do trabalho, seja ele formal ou informal, são importantes fatores que afetam os comportamentos relacionados à saúde das pessoas e das sociedades (SANTOS, 2006; ASSUNÇÃO,
2003).
Um importante comportamento relacionado à saúde é a atividade física, uma vez que existem significativas evidências de sua influência na melhoria da eficiência do sistema imunológico, fato que pode reduzir a incidência de diversas patologias crônicas e degenerativas. Desta forma, as iniciativas da promoção de saúde, especialmente nos modernos ambientes de trabalho, tendem a adotar a atividade física como uma das principais ferramentas, uma vez que a maioria das empresas dispensa o esforço físico generalizado para a realização do trabalho, substituindo-o por movimentos repetitivos ou insignificativos (NAHAS, 2006; PITANGA, 2002).
Este artigo tem como propósito discutir a articulação entre promoção da saúde, trabalho
e

Relacionados