kasad

2125 palavras 9 páginas
O objetivo geral desta disciplina é desenvolver o conhecimento básico da Libras, para que o futuro professor possa utilizá‑lo em um trabalho de inclusão escolar, ou seja, no ensino a alunos surdos matriculados em salas de aula regulares.
Como objetivos específicos, a disciplina busca analisar, criticamente, as questões relativas à educação de surdos; compreender, historicamente, conceitos e práticas relacionados à educação da pessoa surda; desenvolver habilidades necessárias para a compreensão e aquisição da Língua Brasileira de Sinais
(Libras), em nível básico; e identificar o papel e importância da Libras na constituição do sujeito surdo e, consequentemente, na aprendizagem da língua portuguesa.
INTRODUÇÃO
O propósito deste texto é fornecer elementos básicos para a compreensão do processo histórico da educação dos surdos e seus desdobramentos até a atualidade. Ao contrário do que se postula, há muitas publicações sobre a educação de surdos, tanto em formato de artigos como em livros, e existe ainda uma ampla divulgação na internet.
A educação de surdos é marcada por três propostas pedagógicas, são elas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo. Iremos estudá‑las para entendermos a sua relação com a própria língua de sinais.
De acordo com a concepção que a sociedade tinha sobre surdos e deficientes auditivos, será dada certa importância ou desvalorização para a língua de sinais.
Neste texto, estudaremos algumas formas possíveis de alfabetizar o surdo e como se dá o ensino da língua portuguesa para eles.
Será visto um pouco sobre o intérprete de língua de sinais e sua formação, assim como sua atuação na sala de aula.
A legislação sobre surdez, mais especificamente o Decreto 5.626/05, evidencia a importância das leis para que cidadãos surdos tenham seus direitos garantidos.
No tangente da parte prática da língua de sinais, veremos o que são língua de sinais e a gramática dessa língua, que nos induz a uma nova forma de

Relacionados