Karl marx

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

I: Como você há de perceber pelas leituras da nossa disciplina, se já não percebeu por outras formas, foi na convivência entre si, constituindo a sociedade que osindivíduos da nossa espécie se tornaram humanos.

Com base nas leituras das aulas de 1 a 4 do módulo e outras leituras complementares estabeleça as diferenças entre o pensamento de Émile Durkheim, MaxWeber e Karl Marx sobre a relação que há entre indivíduo e sociedade. (Valor 3,0 )


Karl Marx acreditava na sociedade igualitária ou socialista, concebia a sociedade dividida em duasclasses: a dos capitalistas (que detêm a posse dos meios de produção) e o proletariado (os operários), onde sua única posse é a força de trabalho na qual vendem para os capitalistas. Para ele, os interessesdo capital e do trabalho não são os mesmos, sendo essa disputa a essência do seu pensamento, resultando no entendimento de uma sociedade dividida em classes, acarretando desigualdades, dando inicioà luta de classes. Marx afirma que a ordem constituída só é possível porque a classe dos trabalhadores é dominada pela classe dos capitalistas e propõe que a classe proletária (trabalhadores) deve seorganizar, unir-se e inverter a ordem, ou seja, passar de dominada a dominante, e assim superar a exploração e as desigualdades sociais, gerando uma sociologia revolucionária.
Já Durkheim pensavaque a sociedade sempre prevalecia sob os indivíduos, dispondo de regras, leis, normas, sendo estas independentes do individuo, causando uma consciência coletiva, começando a gerar uma integração entreos indivíduos da sociedade. Entendia que na sociedade cada pessoa tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois casocontrário ocorrerá anormalidades sociais, arruinando o tecido social. Para ele os indivíduos tem que se completar, para assim formarem uma sociedade.
Marx Webber entendia que a sociedade não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl marx
  • karl marx
  • KARL MARX
  • kARL MARX
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!