Karl Marx

Páginas: 4 (829 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014







Karl Marx




Rio de Janeiro
2014
Karl Marx
Foi um filósofo e revolucionário alemão que criou as bases da doutrina comunista que criticou o principalmente o capitalismo. Suafilosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras.
Filho de Herschel Marx, que era judeu, advogado econselheiro da justiça na época, Karl Marx nasceu em Trèves, cidade ao sul da Prússia Renana, na fronteira da França.
Em 1835 Karl concluiu o curso ginasial e 1836, Karl estudou Direito, História,Filosofia, Arte e Literatura na Universidade de Bonn. E nesse mesmo ano, Karl Marx vai para Berlim, onde se propagam as ideias de Hegel, um destacado filósofo e idealista alemão.
Entre 1838 e 1840,dedica-se a elaboração de sua tese, em busca de um cargo de professor. Em 1841, na Universidade de Iena, apresenta o trabalho "A Diferença Entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro". Pormotivos políticos, Karl não é nomeado, as universidades não aceitam mestres que seguem as ideias de Hegel.
Desiludido, dedica-se ao jornalismo. Escreve artigos para os Anais Alemães, de seu amigoArnold Ruge, mas a censura impede sua publicação. Em outubro de 1842, muda-se para Colônia, e assume a direção do jornal Gazeta Renana, mas logo após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo, ogoverno fecha o jornal.
Em julho de 1843, casa-se com Jenne, irmã de seu amigo Edgard von Westphalen. O casal muda-se para Paris, onde junto com Ruge funda a revista "Anais Franco Alemães", ondepublica os artigos de Fredrich Engels. Marx publica "Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" e "Sobre a Questão Judaica". Ingressa numa sociedade secreta, mas é expulso da cidade.
Publica em1848 o "Manifesto Comunista", onde já esboça suas principais idéias com a luta de classes e o materialismo histórico. Em fins de 1844, Marx começa a escrever para o "Vornaerts" em Paris. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl marx
  • karl marx
  • KARL MARX
  • kARL MARX
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!