kARL MARX

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
VIDA DE KARL MARX

Karl Marx (1818-1883)
Karl Marx nasceu em Trier (na época no Reino da Prússia) em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Vindo de uma famíliajudaico-alemã, foi batizado em uma igreja protestante. Foi filósofo e revolucionário alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas doconhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras .Marx fez uma crítica radical ao idealismo hegeliano, na qual afirma que Hegel inverte a relaçãoentre o que é determinante- a realidade material- e o que é determinado- as representações e conceitos acerca dessa realidade. A filosofia idealista seria, assim, uma grande mistificação que pretendeentender o mundo real, concreto, com manifestação de uma razão absoluta. Marx procurou compreender a história real dos seres humanos em sociedade a partir das condições materiais nas quais eles vivem.Essa visão da história foi chamada posteriormente por Engels de Materialismo Histórico . Para Marx o Trabalho não significa apenas a produção da vida material. Para o ele, é por meio do Trabalho que asociedade determina sua identidade. Assim, é possível “o modo de produção da vida material condiciona o processo geral de vida social, política e espiritual”. Marx reconhece o trabalho como atividadefundamental do ser humano e analisa os fatores que o tornam uma atividade massacrante e alienada no capitalismo.
“ A força de trabalho é transformada em mercadoria com dupla face: de um lado, é umamercadoria como outra qualquer, paga pelo salário; de outro, é a única mercadoria que produz valor, ou seja, que reproduz o capital.”
9. Observa-se nas sociedades de hoje que a produção econômicatranformou-se no objetivo imposto às pessoas, isto é, não são as pessoas o objetivo, mas a produção em si. Esse processo acentou-se no século XIX, quando o trabalho na maioria das indústrias tornou-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl marx
  • karl marx
  • KARL MARX
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx
  • KARL MARX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!