KARL MARX

Páginas: 3 (708 palavras) Publicado: 3 de julho de 2013
DIPLOMA
No final de 1837, a fim de terminar com seu noivado secreto, Marx envia carta ao Barão Ludwig von Westphalen pedindo a mão de Jenny vonWestphalen e, contando com a aprovação do Barão consegue então oficializar o noivado. Porém, conforme temia o seu pai, o Dr. Heinrich Marx, as dificuldades na concretização do casamento se confirmarame Karl e Jenny ficaram noivos por mais de sete anos.

Entre 1838 e 1840, Karl Marx se dedicou a sua tese de Doutorado na expectativa de estabelecer-se como catedrático e ter uma baseeconômica que o ajudasse a casar. Mas, em 1840, o controle político ficou nas mãos de Frederico Guilherme IV devido a morte do seu antecessor, provocando uma reviravolta nas aspirações de Marx que precisoutransferir a defesa da sua tese, da Universidade de Berlim para a de Iena, evitando a defesa frente ao professor Stahl, Jurista conservador contrário às idéias do filósofo Hegel, seguidas por Marx.Em 1841,na Universidade de Iena obteve seu Diploma apresentando a seguinte tese: A diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro, o qual procurava encontrar um lugarpara a liberdade na natureza opondo-se ao determinismo de Demócrito.

JORNALISMO
Mesmo após a sua diplomação, Karl continua passando pordificuldades financeiras, visto que, o governo não permitia que Mestres seguidores de Hegel atuassem nas Universidades.

Desiludido por não poder divulgar suas idéias como professor universitárioe noivo sem meios para casar, Marx resolveu se dedicar ao Jornalismo. Escreveu seu primeiro artigo para os Anais Alemães, publicação dirigida pelo seu amigo Arnold Ruge , porém a censura impede a suapublicação.

Karl Marx muda-se para Colônia em outubro de 1842 e passa a dirigir o Jornal Gazeta Renana, fruto da sua colaboração abordando a liberdade de imprensa. Para ele, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl marx
  • karl marx
  • kARL MARX
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx
  • KARL MARX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!