Karl marx e a história de exploração do homem

Páginas: 9 (2105 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
SOLUÇÕES

Prof. Hygor
Curso Técnico em Alimentos

Nome:

N0:

TU:

INTRODUÇÃO – SOLUÇÕES
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. As misturas homogêneas são denominadas soluções . SOLUÇÕES são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Vejamosalgumas soluções presentes em nosso dia a dia:

O ar que envolve a Terra é uma solução gasosa formada, principalmente, pelo N2 e O2.

Ao compararmos as soluções A e B, notamos que o sal é menos solúvel que o açúcar e, a partir desse fato, podemos generalizar: Substâncias diferentes se dissolvem em quantidades diferentes, numa mesma quantidade de solvente, na mesma temperatura.

As ligasmetálicas são soluções sólidas. O latão (Cu+ Zn), por exemplo, é utilizado na fabricação de instrumentos musicais.

A água dos oceanos é uma solução líquida na qual encontramos vários sais dissolvidos.

A quantidade máxima de sal (NaCl) que se dissolve em 100 g de H 2O a 20 °C é 36 g. Essa solução é denominada solução saturada. Solução saturada é a que contém a máxima quantidade de soluto numa dadaquantidade de solvente, a uma determinada temperatura; essa quantidade máxima é denominada coeficiente de solubilidade. Logo, o coeficiente de solubilidade do NaCl obtido na situação B é:

Pelos exemplos, podemos perceber que as soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (solutos) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente).SOLUBILIDADE E CURVAS DE SOLUBILIDADE
Ao preparar uma solução, isto é, ao dissolver um soluto em um dado solvente, as moléculas ou os íons do soluto separam-se, permanecendo dispersos no solvente. Podemos estabelecer uma relação entre diferentes solutos e as características de suas Soluções aquosas por meio de experimentos bem simples, feitos à mesma temperatura. Observe as situações a seguir.

36 gde NaCl/100 g de água a 20 °C Uma solução com quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade é denominada solução não-saturada ou insaturada . Se submetermos a aquecimento, sob agitação, o sistema formado por 100 mL de água a que se adicionam 50 g de sal, conseguiremos dissolver o sal totalmente. Deixando o novo sistema esfriar, em repouso absoluto, até a temperatura inicial (20ºC), teremos uma solução que contém maior quantidade de soluto (50 g) do que a respectiva solução saturada (36 g). Essa solução é denominada supersaturada e é muito instável. Agitando-a ou adicionando a ela um pequeno cristal de soluto, ocorrerá a precipitação de 14 g do sal, que é exatamente a quantidade dissolvida acima da possível para saturação (36 g). Conhecendo o coeficiente de solubilidade deuma substância, a diferentes temperaturas, poderemos construir um gráfico relacionando a solubilidade e a temperatura. Veja o exemplo do cloreto de amônio (NH4Cl):

SOLUÇÕES

Prof. Hygor
Curso Técnico em Alimentos

Nome:

N0:

TU:

Densidade da solução (d)
É a relação entre a massa da solução e o seu volume:

Note que a solubilidade do NH4Cl aumenta com a elevação da temperatura(curva ascendente), que é o que se verifica com a maioria das substâncias não-voláteis. Porém, existem substâncias sólidas que, ao serem dissolvidas em água, têm a sua solubilidade diminuída com a elevação da temperatura. Nesses casos, a curva de solubilidade será descendente.

O rótulo do frasco da página anterior nos indica que 1,05 g da solução apresentam um volume de 1,0 mL, ou seja:

d= ?m=1,05 g V = 1,0 mL

Título (T) (τ), porcentagem em massa e ppm
Esse tipo de concentração, que relaciona as massas de soluto e solução, é um dos mais utilizados nas indústrias químicas e farmacêuticas:

ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES
Em laboratório, as soluções normalmente são preparadas dissolvendo-se uma massa determinada de soluto em certa quantidade de solvente. Observação: 1....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl Marx e a história da exploração do homem
  • KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM
  • Karl Marx e a história da exploração do homem
  • KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM
  • Karl marx e a historia da exploração do homem
  • Karl marx e a historia da exploração do homem
  • karl marx e a historia da exploração do homem
  • Karl marx e a história da exploração do homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!