Karl Marx e Émile Durkheim

Páginas: 7 (1701 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
Émile Durkheim

Émile Durkheim foi um dos principais fundadores da sociologia, e ele tornou-se um dos primeiros professores dessa cadeira.
As principais referências para situar seu pensamento são a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, algumas outras idéias a respeito desse acontecimento vinham sendo formadas por outros autores como Saint-Simon e Comte. Durkheim acreditava naneutralidade da ciência, ele definia a sociologia como uma ciência "das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento", ou seja, "de toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade", ele acreditava que para a esfera do conhecimento preciisava-se delimitar seu objeto próprio "os fatos sociais" (fato social é toda maneira de agir fixa ou não suscetível de exercer sobre o indivíduo, umacoerção). Ele estabeleceu regras nos fatos sociais, onde o primeiro seriam coisas.
Ele tinha um ponto de positivismo, o de ordem e progresso, acreditava que a ordem era pré-estabelecida no momento que o indivíduo se encontra, e que não haveria questionamentos dentro da sociedade. Acreditava que o indivíduo era educado para a sociedade, pois quando nascemos havia regras que teríamos que seguir, pois asociedade às impõe, pois para a sociedade a educação é aprender a viver dentro dela. Durkheim tinha uma preocupação com a sociedade baseada na ordem, coesa e harmônica, por que surgiram críticas, pois cada sociedade possui suas normas e sua peculiaridade, nenhuma é igual à outra. A sociedade a determina é mais forte que os indivíduos, pois ela é um todo, ela determina como o indivíduo deve secomportar perante ela.
Outra abordagem de Durkheim, foi o funcionalismo (funções sociais) tendo ele como fundador. Ele acreditava na consciência coletiva (forma de pensar de um determinado grupo ou sociedade) e outra é a consciência total (onde a divisão de trabalho, assim permitindo o desenvolvimento da personalidade). Com isso a diminuição da coesão faz com que a "unidade do organismo seja tantomaior quanto marcada a individualidade das partes. O conjunto de crenças e sentimentos coletivos é à base da coesão da sociedade.
Havia dois tipos de solidariedade: mecânica (caracterizada pela semelhança de trabalho e por extremamente fechada) e orgânica (processo de individualização passa a ser solidário por ter uma esfera de própria ação). (A divisão do trabalho social divide-se em capazes eincapazes, onde a orgânica vai funcionar como um ser vivo sociedades modernas, caracterizadas pela diferença).
Durkheim tinha o seu próprio método sociológico, sendo eles: independente de toda a filosofia, objetivo. e exclusivamente sociológico.
Durkheim escreveu o "Suícidio", onde ele tratava de tipos de suícidio dentre eles: o Egoísta ( consciência individual) ; Altruísta ( consciência coletiva);Anômico (que ocorre em momentos de anomia, típico das sociedades modernas e contemporâneas) .
A religião determinava a moral e o fato social, tentando atribuir dignidade para um mundo ideal. A religião representa a sociedade idealizada, pois aparentemente representa o bem, o belo e o ideal, mas também incorpora todo o mal e o que a sociedade julga.
Enfim, Durkheim, acreditava no surgimento denovas crenças, e ideais gerados em períodos revolucionários ou de grande intensidade da vida social, assim essas conturbações seriam de grande utilidade para se chegar a uma sociedade ideal , pois o homem estaria em um estado psíquico onde ele poderia revigorar a sua fé e recuperar a seu caráter .

Karl Heinrich Marx (1818-1883)

Karl Heinrich Marx foifilósofo, cientista social, economista,historiador e militante político, e foium dos pensadores que exerceu maior influência sobre o pensamento social . Suas idéias influenciaram de maneira decisiva nos movimentos operários epartidos socialistas, especialmente após a sua morte, em 1883. As suas principais obras foram"O Capital" e o "Manifesto do Partido Comunista".
Marx entrou na universidade, primeiramente em Bona e mais tarde em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emile durkheim e karl marx
  • Conceitos de émile durkheim e karl marx
  • Emilè durkheim x karl marx
  • Karl Marx e Émile Durkheim, Weber
  • EMILE DURKHEIM E KARL MARX SOCIOLOGIA
  • Karl Marx, Émile Durkheim e Marx Weber.
  • karl marx, emile durkheim e max weber
  • Karl marx, emile durkheim e max weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!