Karl marx - burgueses e proletários

Páginas: 8 (1907 palavras) Publicado: 1 de maio de 2012
Karl Marx - Burgueses e proletários

MARX, Karl. Manifesto Comunista do Partido Comunista.
O texto é a resenha do primeiro capítulo do panfleto cujo Marx, expressa suas ideias, ao proletariado e difundi suas ideias à esquerda internacional. Propõe uma revolução à qual seja feita uma reforma de caráter socioeconômico. O texto também apresenta também as origens desse problema que se criou aodividir a sociedade em classes opressoras e oprimidas.
Para discorrer sobre o texto, a resenha será dividia em parágrafos contento partes do texto do autor, a qual embase o parágrafo seguinte. O primeiro capítulo do Manifesto Comunista do Partido Comunista contém várias páginas, entretanto será sintetizado em poucos parágrafos resumindo suas ideia mais importantes.
“A história de todas associedades até hoje existentes é a história das lutas de classes.”
As sociedades a qual a humanidade passou no decorrer de sua existência relatam em sempre a existência de classes sociais, e quem em algum momento gerou um confronto social que em algum momento culminou em uma revolta, ou até mesmo num ápice de destruição das classes conflitantes.
“A sociedade burguesa moderna [...] não fez mais do queestabelecer novas classes, condições de opressão [...] em lugar das que existiram no passado.”
As sociedades que surgem são originadas de um item comum das anteriores, sempre surgem a partir das cinzas das sociedades existentes anteriormente, não se cria nada de novo, ao contrário, se modificam as estruturas, porém sua essência se mantém a mesma, as divisões continuam, as opressões e até mesmoseus ideais de proveito sobre o trabalho de outras classes, proveito seja lá que nome receba.
“A descoberta da América, a circunavegação da África abriram um novo campo de ação à burguesia emergente [...] os mercados ampliavam-se cada vez mais, a procura por mercadorias continuava a aumentar. A própria manufatura tornou-se insuficiente; então, o vapore a maquinaria revolucionaram a produçãoindustrial.”
As descobertas feitas ao redor do mundo permitiram a criação original de um meio mais complexo de mercado, um mercado que ao contrário da sociedade anterior, que era fechada em feudos, agora seria um mercado de importação e exportação de produtos, um mercado que buscaria no comércio trazer um novo modelo de sociedade. E ao desenvolver das necessidades de consumo, incrementariaautomaticamente a forma de trabalho e produção, dando margem à necessidade de aumento de produção e solicitando uso do vapor e das máquinas de produção industrial, tornando obsoleto a criação pela manufaturaria.
“A burguesia rasgou o véu do sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as meras relações monetárias.”
O proletariado que antes tinha laços familiares próximos foi aos poucosse tornando distantes, devido a grande necessidade de obtenção de recursos indispensáveis para a sobrevivência, tornando o núcleo familiar, um fator gerador de renda, não mais de afeto. Sem o vínculo familiar a sociedade transformaria cada indivíduo em apenas outro tijolo no muro, em que separaria o capital do trabalhador cada vez mais fácil levando em conta a metáfora “a união faz a força” diz.“A burguesia suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e da produção. Aglomerou as populações, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos. A consequência [...] dessas transformações foi à centralização política. [...] Uma só nação, com um só governo, uma só lei, um só interesse nacional de classe [...].”
As modificações que o sistema deprodução moderno impôs se refletiu não somente nas estruturais sociais, e nas econômicas, mas também modelaram às relações políticas que antes eram descentralizadas e interdependentes, suas fronteiras foram erguidas e sua centralização foi imposta, com governos, nações, leis e interesse, os governos e o estado ficaram fortalecido, e se separou das outras fronteiras que os ligavam com outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Burgueses e proletários
  • Burgueses e Proletários
  • Resenha sobre o capitulo 1: “Burgueses e Proletários” Livro MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA de Karl Marx e Friedrich...
  • Burgueses e proletários
  • Burgueses e Proletários
  • burgueses e proletarios
  • resumo proletários e burgueses
  • Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!