KARL MARRX

733 palavras 3 páginas
1- As idéias de Karl Marx eram que os fatores matérias determinavam o comportamento da sociedade e dos indivíduos, assim chamado materialismo histórico. Max Weber da enfoque a esse estudo fazendo criticas sobre ele. Uma das críticas é o holismo teórico onde Weber discorda de Marx, defendendo que a sociedade não pode ser estudada somente por um único fator mas sim, por diversos fatores fragmentos em vários temas, cada um com suas espeficidades pois a realidade social não acaba e a totalidade dos fenômenos é complexa. Outra crítica apontada por Max é ao determinismo econômico, onde tudo não seria explicado através de fatores materiais. Mas sim pela soma dos resultados de fatores políticos, econômicos e religioso de cada fenômeno social que é resultado de idéias e interesses das ações dos indivíduos.

2- Para Weber o espírito do capitalismo seria a relação antagônica existente entre o capitalismo moderno e outros sistemas econômicos. Como características marcantes desse espírito temos: racionalização do sistema produtivo, busca de lucros contínuos e renovados, organização metódica do trabalho. O capitalismo relaciona-se com os valores morais do protestantismo, ou seja, que são o conjunto de práticas e ações que levam o indivíduo a vida moral, que são recomendados pela religião protestante. Tais valores, sendo eles denominado asceticismo, incluem individualismo, disciplina, austeridade, senso do dever, inclinação e valorização moral do trabalho e acumulo de riqueza como sinal de predestinação. Esses valores passaram a agir fortemente sobre o comportamento dos indivíduos. Comparando catolicismo e protestantismo, o protestantismo tem uma tendência ao racionalismo econômico que viria a predominar no sistema capitalista. Entretanto, o catolicismo se baseia no caráter contemplativo venerativo.

3- Para Émile Durkheim a moral é a estrutura da sociedade na qual determina os limites para a vida social. É essencial para a existência da coletividade, que é composto por

Relacionados

  • Alienação em marx
    3276 palavras | 14 páginas
  • resenha critica - a mercadoria de Karl marx
    4265 palavras | 18 páginas