karate-do enquanto contéuido na educação física escolar

7147 palavras 29 páginas
EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO MOTORA
O KARATÊ-DO ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR*
Victor Lage (SPQMH – NEFEF/DEFMH/PPGE/UFSCar)
Luiz Gonçalves Junior (SPQMH – NEFEF/DEFMH/PPGE/UFSCar)
Kazuo Kawano Nagamine (DESC-FAMERP)
Resumo
São raros os cursos de Educação Física que possuem disciplinas relacionadas ao Karatê, também pouco desenvolvido nas aulas de Educação Física Escolar. O objetivo deste estudo foi estabelecer uma compreensão do fenômeno Karatê, particularmente de seus processos educativos em vivências nas aulas de Educação Física. Desenvolvemos 8 aulas com 1 turma de 3ª série do ensino público fundamental. Pautados pela fenomenologia entrevistamos 15 crianças, com a interrogação: O que é isto o Karatê nas aulas de Educação Física para você?
Com base em suas descrições formamos as categorias: a) Karatê para a Vida; b) Educando e se Educando com o Budô através do Karatê; c) Valores apreendidos no Karatê; d)
Diversidade Cultural. Consideramos que processos educativos particulares levaram o educando a perceber de forma crítica o seu cotidiano na busca pelo auto-aperfeiçoamento, entender a importância da coerência dos seus atos, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano.
Palavras-Chaves: Processos Educativos; Karatê-Do; Educação Física Escolar; Pedagogia
Dialógica; Lutas.
Introdução
Ainda são raros os cursos de Educação Física que possuem em sua grade curricular alguma disciplina - obrigatória ou optativa - relacionada às lutas, resultando em certo distanciamento do professor de Educação Física do universo cultural das artes marciais em geral (GONÇALVES JUNIOR e DRIGO, 2001).
Tal ocorrência acaba por difundir menor segurança aos egressos dos cursos de
Educação Física no desenvolvimento de conteúdos relacionados a estas práticas corporais no contexto escolar. Assim, tanto lutas de origem afro-brasileira, como a capoeira, de origem indígena, como o huka-huka ou kindene, ou de origem oriental, como o judô e o karatê,

Relacionados