Karatê

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2014
Introdução:
A arte marcial que o nosso grupo escolheu foi o Karatê.O texto relata a história do karatê aonde ele surgiu , quais são as regras , o modo de lutar , os benefícios , etc.
O karatê é praticado por várias pessoas e em vários países e conhecido em todo o mundo



História: Karatê

Significa “Mão Vazia’’ em Japonês, e é a arte marcial desenvolvida no Japão, na região de Okinawa,no norte do país.Por causa da sua localização estratégica, Okinawa passara a ser uma região comercialmente importante, uma vez que permeava as relações do Japão com a China.Com a influencia direta da cultura chinesa, uma delas foi a pratica de artes marciais, principalmente em do templo Shaolin.
Por volta do século XVII a arte marcial de origem chinesa foi se modificando para poder seridentificada como japonesa, e com o tempo passou a ser conhecida como “TE”. Possui varias variações principalmente regionais que ficaram mais conhecidas as localizadas no centro e no porto de Okinawa, por ser uma pratica passada oralmente, com vários mestres.
Apenas no final do século XIX que realmente sofreu revisões em sua pratica, além do mais, o nome mudou para “Karatê”.
O Karatê se expandiu além daregião limite de Okinawa apenas em 1900, quando muitos japoneses migraram para as ilhas havaianas, já então de posse estadunidense. Assim essa pratica se difundiu, e em um prazo de 2 anos se tornou uma pratica esportiva. Porém sua difusão para outras partes além de Okinawa demorou muito tempo.
Na década de 30, o caratê foi reconhecido como arte marcial pela Associação Japonesa de ArtesMarciais.Para uniformizar a pratica desse esporte, algumas regras foram adotadas.
Tipos de Faixas:
Os praticantes de karatê podem possuir diferentes cor de faixas, para expor o que já aprendeu e mostrar seu nível. Existe os exames de faixas, que decidem em que nível se encontra o aluno e se ele já está preparado para passar para um nível mais elevado, e são três niveis. No último o aluno recebe a faixapreta, o que significa que já está completamente preparado.
O sistema do karatê teve forte influência do criador do judô, Jigoro Kano, e centrou-se principalmente no uso do quimono branco e de cor de faixas, indicando o estágio em que se encontra o praticante:
- Faixa branca: iniciante;
- Faixa amarela: 6º kyu;
- Faixa vermelha: 5º kyu;
- Faixa laranja: 4º kyu;
- Faixa verde: 3º kyu;
- Faixaroxa: 2º kyu;
- Faixa marrom: 1º kyu;
- Faixa preta: 1º dan.
Princípios:
É ressaltado que o treinamento de um praticante de karatê mescla princípios físicos e mentais, e esses princípios são:
“Esforçar-se para a formação do caráter.
Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
Criar o intuito do esforço.
Respeito acima de tudo.
Conter o espírito de agressão”
Chegada ao Brasil:
OKaratê chegou ao Brasil na metade do século XX junto com os imigrantes japoneses . Os primeiros instrutores do Brasil começaram a ensinar a pratica nos anos 50, porem esse era um pratica particular, passada de mestre para discípulo, como no Japão. Desenvolveu-se primeiro na Bahia e em São Paulo, onde existiam vários imigrantes de Okinawa. Ensinava-se principalmente o estilo shotokan.
O primeirotorneio nacional aconteceu, em 1965, em São Paulo, e a equipe da Bahia foi a campeã.

Estilos do Karatê:
O Karatê se baseia em estilos, e possui três diferentes técnicas, são elas:
“ Kata  - Normalmente nesta técnica, o praticante desta arte marcial, consegue praticar os exercícios sozinhos, são movimentos semelhantes a coreografias que fazem com que o aluno enfrente situações, como seestivessem em uma luta com inimigos imaginários.
 Kumite  - É o combate em si. Havendo dois reais adversários e lutando, em iguais situações. É considerada uma técnica muito importante, pois promove entre ambos os lutadores, um compartilhamento e coletividade. Segundo a filosofia do karatê, para uma formação completa, o carateca – como são chamados as pessoas que praticam karatê -, precisa do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karatê
  • Karate
  • karate
  • Karate
  • Karate
  • karate
  • Karate
  • karate

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!