kaoru's stuff

395 palavras 2 páginas
Economia dos Recursos Naturais –
Questões sobre o texto de Clóvis Cavalcanti – Uma Tentativa de Caracterização da Economia Ecológica

1)Quais as principais ideias abordadas no texto, discorra:
Sustentabilidade: Processo econômico onde são considerados efetivamente todos os custos associados às atividades de produção.
Economia: descreve a economia sob a ótica ortodoxa, como modelo ultrapassado e fictício, onde qualquer escala de crescimento serve, não há limites, comprovadamente causador de desigualdades, infelicidade, esgotamento de recursos finitos e de danos irreversíveis.
Economia Ecológica: uma vez que toda atividade humana implica em bases ecológicas – às econômicas sobre maneira! – a economia depende dos processos biogeoquímicos e está implacavelmente regido pela lei da termodinâmica (fluxos de energia).
2)Na visão do autor, qual o risco da atribuição de valor aos “estoques” naturais?
Trata-se de tema polêmico, pois levanta a questão de comensurar o incomensurável! Quanto vale uma vida, uma espécie em extinção, uma bela paisagem? Como calcular, quais critérios utilizar? Se a natureza transformada pelo homem adquirir a mesma aferição em dinheiro, tornar-se-ia substituível? Há de manter os estoques de capital natural, tidos como “bens livres”.
3)O que significa o termo externalidade?
São os reflexos das atividades econômicas, aquilo que elas verdadeiramente promovem, aquilo que vem junto com o “progresso”, são os efeitos da industrialização, urbanização, conforto, consumo propalados em nome do crescimento econômico. Cita o autor como exemplo de externalidade negativa a extinção de espécies, o favorecimento de poucos, com o desperdício e consumismo exagerado no uso perdulário dos recursos naturais em contraponto com a expansão da pobreza, desfiguração da paisagem – com perda de biodiversidade, deslocamento de populações locais, poluição da água, solo e ar, alterações climáticas e fenômenos ambientais.
4)Qual o caminho apontado pelo autor,

Relacionados