Kant

Páginas: 2 (306 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

Segundo Kant a lógica, a matemática e a ciências da natureza são exemplos de conhecimentos teóricos que atingiram através da "via segura da ciência" um resultado satisfatório, uma vezque estas se propuseram a determinar a priori seus objetos.
No que tange essas ciências, Immanuel Kant, revolucionou a teoria tradicional do conhecimento na medida em que determinou o apriori como padrão de medida para que se pudesse trilhar a "via segura da ciência".
Para Kant ao adquirir um elemento a priori, a ciência pode pressupor, de que algo deveria ser dado antesque os objetos possam efetivamente ser conhecidos, isto é, o filósofo supõe que não é o entendimento que deve se regular pela natureza dos objetos, para extrair os conceitos, mas sim devem seros objetos que devem se regular pelos conceitos do entendimento.

A revolução copernicana de Immanuel Kant, descrita de forma simples e vulgar, nada mais é do que colocar o sujeito nocentro do da conhecimento, desta feita, a evolução permitiu o nascimento das ciências, seus fundamentos e principalmente a possibilidade da metafísica ser considerada como tal.
Na visão deKant observações feitas ao acaso sem um plano previamente projetado não são compreendidas pelos mesmos sujeitos investigadores e não possui valor para a ciência, considerando que nãoconseguem ligá-las a uma lei necessária que a razão procura e de que necessita. Dessa forma, é necessário que a razão se apresente à natureza pressupondo que os seus princípios assegurem a esta quesempre será possível que os fenômenos concordantes possuam valor de lei.
Kant, nessa teoria conclui que o homem teria a capacidade de sair de sua minoridade e caminhar por seuspróprios pensamentos, pois evidencia o sujeito e nos faz crer que deve haver valorização da capacidade que nossa razão tem, sem menosprezar a experiência e o objeto do conhecimento
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Kant
  • Kant
  • kant
  • kant
  • Kant
  • Kant
  • KANT
  • kant

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!