Kant e as relações internacionais

Páginas: 4 (864 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
A paz entre as nações

Retirado do texto, Kant e as Relações Internacionais: o Idealismo.

O idealismo surge não só como pressuposto de análise da realidade internacional, mas também comoproposta de reorganização desta.
No contexto de pós-guerra, alguns pensadores e estadistas se unem para dar um novo caráter às relações internacionais, um caráter de análise científica, teórica, um estudoorganizado, metodologicamente limitado, buscando entender, produzir e, até mesmo, modificar a realidade internacional.

Características do pensamento liberal‐idealista:

* Efetividade da normacomo regulador das condutas entre os Estados.
O Direito Internacional age no sentido de proporcionar uma ordem na natural anarquia internacional, criando um modelo de conduta dos Estados em suasrelações internacionais, buscando estabelecer uma política de apaziguamento, garantindo a segurança de Estados menos poderosos, igualando todos frente a um conjunto de normas internacionais.

* Eficáciado livre‐comércio.
É entendido como promotor da paz e da cooperação entre os Estados, na medida em que aproximaria os indivíduos integrados a meios culturais diferentes, fazendo com que os povos setornassem mais tolerantes e conhecedores dos usos e costumes dos outros povos, além do que leva o relacionamento dos Estados para o campo econômico numa perspectiva de ganhos e vantagens mútuas,eliminando ou, ao menos, diminuindo a possibilidade de um conflito armado.

* Eficácia da democracia.
Acreditam os idealistas que nos governos com participação de todos os interessados nos processosde tomada de decisão e na criação de regras, há uma predominância da prudência, da negociação e da solução pacífica dos litígios.

Importantes autores da corrente idealista:

‐ Woodrow Wilson:Nasceu em Staunton, Virgínia, 28 de dezembro de 1856 e Morreu em Washington, DC, 3 de fevereiro de 1924, foi eleito presidente dos Estados Unidos por duas vezes seguidas, ficando no cargo de 1912 a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações internacionais
  • Relações internacionais
  • Relações Internacionais
  • Relaçoes internacionais
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • Relações Internacionais
  • Relações Internacionais
  • Relaçoes internacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!