Kant a análise do belo

Páginas: 2 (449 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
A maioria dos autores das teorias estéticas tomam Kant (http://opovodemaxial.forum-livre.com/epistemologia-f36/immanuel-kant-t38.htm) como referencial principal em suas obras, após Kant apresentarsuas teorias nenhum outro filósofo depois dele deixou de o citar, refutando ou concordando, todos o mencionam. Os conceitos sobre o belo elaborados por Kant transformaram em definitivo o juízo estético.Kant irá mudar as bases do juízo estético ocidental que até ele vinculavam as obras de arte e a beleza natural ao sobrenatural. A beleza até então era algo que a razão não poderia compreender, a arteera quem transpunha o incognoscível absoluto e pelos símbolos trazia o ideal para o real. O que tornava a arte apreciável até então era o prazer do deleite com o belo, a influência moral que exerciasobre natureza humana.
Para Kant o juízo estético é oriundo do sentimento, e funciona no ser humano como intermediário entre a razão e o intelecto. A função da razão é prática já função do intelectoé elaborar teorias sobre os fenômenos. Os fenômenos que são percebidos pelos sentidos através da intuição, transformam-se em algo compreensível o que permitiria a emissão de um juízo estético. Taljuízo não conduziria a um conhecimento intrínseco do objeto, portanto não teria um valor cognitivo, nem tampouco seria um juízo sobre a perfeição do objeto ou fenômeno, sendo correto independentemente dosconceitos ou das sensações produzidas pelos objetos.
Os sentimentos de prazer e desprazer em Kant estão ligados as sensações estéticas e pertencem ao sujeito, são estes sentimentos subjetivos, nãológicos que emitem o conceito do belo, são eles que formam o juízo do gosto. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos osnomes de belo, bonito e beleza. A questão do belo seria então algo subjetivo, e por ser subjetivo é livremente atribuído, sem parâmetro, fundado na “norma pessoal”. São os sentimentos oriundos das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os 7 pontos da análise do Belo, segundo Kant.
  • Belo em Kant
  • kant e o belo
  • Belo ( Kant )
  • O que é belo para kant, platão e aristóteles
  • Os Quatro Momentos do Belo em Kant
  • Conceito do Belo por Kant e Hegel
  • kant- belo e sublime

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!